AÇÃO SOCIAL: Mais de 700 presentes foram entregues na Zona Leste

Evento só foi possível devido ao apoio de parceiros e empresas que vem se engajando nas ações ao longo do ano

Convidados especiais em uma ação que ofereceu mais que presentes e momentos de alegria, a esperança de um futuro melhor para crianças carentes da Zona Leste de Porto Velho, o Natal Solidário promovido pelo Professor Aleks Palitot e sua equipe na tarde de sábado (16), no bairro socialista distribuiu mais de 700 brinquedos arrecadados através de doações.

Uma tarde memorável, tanto para as crianças quanto para os envolvidos no projeto. “O trabalho voluntário é uma oportunidade ímpar de aproximação, através dele podemos sentir as dificuldades vividas pelos pequenos e suas famílias e de alguma forma interceder por eles através da fiscalização do Executivo Municipal”, afirma o Professor Aleks Palitot, idealizador da ação.

Esta é a segunda ação realizada no Bairro Socialista, onde a equipe do vereador já esteve presente no dia 12 de outubro, através do seu braço social. Um intenso trabalho também foi realizado por assessores junto aos moradores que percorreram as ruas adjacentes da associação para verificar as demandas da população.

Melhorias

O resultado da ação nestes dois meses subsequentes foi a elaboração de pedidos de providência para iluminação pública de ruas, encascalhamento, paradas de ônibus, asfalto e drenagem, foram mais de trinta documentos protocolados junto as respectivas secretarias.

Nessa época do ano cresce o incentivo da mídia pelo consumo, e o evidente desanimo em crianças que vivem na faixa da pobreza e extrema pobreza, uma vez que costumam não ganhar nada dos pais. Um espaço, na verdade um buraco, visivelmente inofensivo, mas que pode trazer terríveis revés ao desenvolvimento de quem passa por essa experiência.

A realidade é que se torna comum ao adolescente que cresce em ambiente de vulnerabilidade, sem assistência ou apoio, que ceda à pressão e cometa pequenos delitos que na maioria das vezes não é para satisfazer uma necessidade, mas suprir um desejo fomentado neles pela sociedade. “É neste contexto que se insere o trabalho social e psicopedagógico com o uso de recursos visuais como os personagens”, explica Palitot.

Solidariedade

Para o assessor Regiclei Gomes esta foi a melhor ação do ano. “Nós vimos que era uma comunidade muito necessitada, infelizmente não podemos atender mais crianças porque não tínhamos estrutura, apesar de todos os esforços e das doações voluntárias de simpatizantes do nosso trabalho”, conta Gomes. “Era muito gratificante ver o sorriso no rosto das crianças”, garante o Chapolin Colorado.

Dona Neide a organizadora da festa já atua na comunidade a cerca de cinco anos, no local que é de sua propriedade e fica anexa a sua casa. “Eu faço ações sociais pra comunidade por conta própria e agora estamos com essa parceria com o Professor Aleks Palitot e tem sido muito proveitosa, contar com esse apoio é ótimo”, afirma a ativista social.

Areal

Pela manhã o vereador e sua mãe, dona Helena Nina, reconhecida liderança da região central de Porto Velho visitaram moradores do bairro Areal onde entregaram brinquedos e panetones além de desejarem votos de boas festas e próspero ano novo.

Por ser uma região central e importante referência histórica da capital, o Areal tem recebido especial atenção do vereador que acompanha os pedidos de providencia elaborados por sua equipe para solucionar as demandas da região. Além dos pedidos o vereador visitou diversas vezes durante o ano escolas municipais que atendem a área e o posto de saúde localizado naquele setor.