Aleks Palitot recebe pais de alunos em reunião da Comissão de Educação

Realizada na manhã desta segunda-feira (06), a oitava reunião ordinária da Comissão de Educação da Câmara de Vereadores de Porto Velho reuniu seus integrantes e pais de alunos da Escola Fundamental Antônio Ferreira da Silva para discutir demandas e problemas na educação municipal.

Durante o encontro o Professor Aleks Palitot registrou denúncias relativas a Escola Professor Maciel, no distrito de Nazaré, no Baixo Madeira. A escola que possui seis salas de aula para atender a comunidade ainda não tem um espaço recreativo e há acusações sobre falta de merenda, além da dificuldade de transporte, uma realidade local.

Sobre a Escola Antônio Ferreira, a comissão de pais falou sobre a inoperância do Conselho Escolar e o Projeto Político Pedagógico, desatualizado desde 2007. Uma das unidades educacionais que receberam compensações das usinas, a escola possui um grave problema estrutural.

Após a reforma, foi detectada uma falha no projeto. Em período de chuva a fossa que ficou no mesmo nível dos banheiros transborda causando transtornos não apenas para a escola, mas para toda a comunidade.

Outro ponto levantado foi a prestação de contas dos recursos públicos da escola e do aluguel da cantina, uma medida que atenderia o princípio da publicidade descrito no artigo 37 da Constituição de 88.

De acordo com o Presidente da Comissão, Professor Aleks Palitot “a intenção da comissão não é submeter ou subjugar os servidores da educação sem ouvir o outro lado, mas averiguar as informações recebidas em um viés elucidativo”, afirma Palitot. A priori, serão encaminhados ofícios para a Secretaria Municipal de Educação solicitando informações sobre o caso.

“Queremos agradecer o espaço que a comissão concedeu para a comunidade. Sabemos das dificuldades que as gestões escolares enfrentam, mas como pais queremos contribuir na melhoria da educação para as nossas crianças”, assegura Clemildo Sá, membro da comissão de pais.