EFMM: Peças históricas são restauradas

Parceria com empresa privada permite revitalização de velocípedes de manutenção da Estrada de Ferro

Um singelo evento realizado na manhã desta terça-feira (31), na Praça da Estrada de Ferro Madeira Mamoré (EFMM) marcou a entrega dos velocípedes, artefatos históricos datados da construção e início das atividades da linha férrea em Porto Velho.

Uma ação do vereador Professor Aleks Palitot, reflexo da parceria público/privada, a recuperação de dois velocípedes da EFMM é uma iniciativa de valorização da cultura local, idealizada a partir de solicitações da Associação dos Ferroviários da Estrada de Ferro Madeira Mamoré (AFEMM) feitas ao vereador pelo presidente da entidade, Seu José Bispo.

Elementos de 1907, os velocípedes, eram utilizados por trabalhadores para a manutenção das linhas telefônicas nos entrepostos instalados a cada 25 quilômetros ao longo de todo o trecho que ligava a capital Porto Velho ao município de Guajará Mirim.  “Nesses trechos os encarregados faziam a manutenção roçando o mato, religando os fios quando estes se partiam devido a algum galho de arvore que caia ou qualquer outro tipo de necessidade, eles tinham que manter a linha telefônica funcionando”, conta Seu Moisés um dos condutores do trem e associado da AFEMM.

Resgate histórico

“Um velocípede já está disponível para passeios sob a tutela da Associação que irá orientar a utilização desse equipamento. Como o Museu da EFMM não é apenas interno, dentro dos galpões, ele é externo, é uma vivencia neste espaço que é muito importante para todos nós é mais um equipamento que estará aqui lembrando a todos nós o legado destes destemidos pioneiros”, afirma o vereador.

Para Palitot é um ponta pé inicial, e o vereador se diz feliz em ter empresários que pagam seus impostos com encargos pesados, que encontram burocracia que engessam o empreendedorismo no município de Porto Velho, mas mesmo assim acabam dando sua contribuição não apenas com geração de emprego e renda, mas também olhando com sensibilidade o patrimônio histórico de nossa cidade.