Tempo de leitura: 1 minuto
Thais Eggers e Aleks Palitot nos caiaques no Rio Candeias |
O Trilhando a História que será exibido essa semana, foi gravado em dois lugares históricos muito importantes; Sobrado de Santo Antônio e a localidade de Candeias do Jamari. Os primeiros habitantes das margens do Rio Jamari foram os índios Arikém, e na foz, os índios Mura. No final do século XIX, começaram a chegar os seringueiros. Eles foram ocupando as margens do rio Jamari e de seus afluentes, entre eles o rio Candeias. Os seringalistas fundaram um povoado na margem do rio Jamari ao lado da cachoeira de Samuel, que surgiu por volta de 1.900, chegando a ter mais de dois mil habitantes.
Em 1945, o governo do Território Federal do Guaporé iniciou a abertura da então BR-29, primeiro nome da BR-364. A rodovia foi aberta até a margem do Rio Jamari e passou a ser importante via de acesso dos seringueiros que habitavam as margens dos rios Jamari, Candeias e de seus afluentes.
As terras do município de Candeias do Jamari foram colonizadas a partir de 1986, através de projetos de assentamento implantados pelo INCRA. Porém em 1950, já havia sido implantado na região a Colônia Agrícola de Candeias. Em 14 de agosto de 1986, foi implantado o projeto de assentamento Vale do Jamari, onde foram assentadas 1.081 famílias com um lote rural de 46 hectares.
A vila de Candeias pertencia a Porto Velho e foi elevada à categoria de cidade e sede do município de Candeias em 13 de fevereiro de 1992.
O Trilhando a História vai ao ar todas as terças no canal 17 na Rede TV Rondônia no programa Fala Rondônia ao meio dia em rede estadual e em horários alternativos nos canais 20 e 25 (13h).
Os programas ficam a disposição no site WWW.amazoniavideo.com