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Trem inaugural (1910) do primeiro trecho parcial da EFMM. Ao lado, Santo Antônio e a primeira linha A Estrada de Ferro Madeira Mamoré, localizada no interior da Floresta Amazônica, é uma das menos conhecidas e mais faladas ferrovias nacionais e quem sabe do mundo, pois ainda hoje são grandes a mística, as lendas e as histórias que cercam sua idealização, construção e operação nos confins do Brasil,por um punhado de homens corajosos e decididos, que levaram o progresso a uma região até então virtualmente inexplorada e selvagem, pagando para isso um preço altíssimo em termos de vidas humanas perdidas, reputações criadas e destruídas, perdas materiais e muitos atos de heroísmo e lições de dedicação, etc…Delírios ufanistas, razões de ordens estratégicas e econômicas, sonhos da descoberta de um “Eldorado” na região, muitas foram as motivações que levaram milhares de pessoas a entregarem suas vidas e sua saúde nesse empreendimento, bem como foram muitas as empresas Brasileiras, Americanas e Inglesas que, visualizando um futuro de enormes riquezas na região, acabaram afundando-se em dívidas e falindo fragorosamente, apesar das imensas somas de recursos nacionais e estrangeiros, particulares (privados) e governamentais injetados na costrução dessa estrada de ferro, tudo isso contribuindo para cunhar para a estrada expressões do tipo “Ferrovia Amaldiçoada”, “A estrada dos trilhos de ouro”, “A estrada onde morreu uma pessoa para cada dormente colocado” e a que define realmente o que foi a construção da ferrovia, no nosso entender, quando a ela refere-se o jornalista Manoel Rodrigues Ferreira como “A Ferrovia do Diabo”.
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Olá amigos, só a título de curiosidades tenho a placa com o nº 10 que pertencia a esta Locomotiva, a qual foi dade como presente a meu avô Prof. Fernando Petersen Lunardi, fundador e diretor do Projeto Rondon (década de 60/70) quando esta saiu de linha. Realmente uma peça muito interessante. Att, Cláudio Lunardi Escobar – BH / MG claudio.escobar@total.com.br