Tempo de leitura: 2 minutos
Vista Panorâmica de Porto Velho, início da década de 50. A rua ao centro é a Avenida Sete de Setembro. Atual centro comercial de Porto Velho RO |
Porto
Velho completa nesse mês de janeiro o centenário de instalação do município, quando
o seu primeiro prefeito, o Major Fernando Guapindáia tomou posse em 24 de
janeiro de 1915. Refletindo sobre a história
de Porto Velho, iniciamos pelo nome de nossa cidade com trajetória histórica
ímpar, mas, que trás logo na origem do nome da mesma, uma controvérsia. Falo na
história lendária, para não dizer mitológica, do “velho Pimentel”, o tão falado
e lembrado velho do porto. Esta afirmação não têm qualquer sustentação
histórica, inclusive, alguns “historiadores” ainda comentem o absurdo de
afirmar que a figura do “Velho Pimentel” existiu, quando não temos nenhum
documento primário ou secundário, nenhum descendente do mesmo na nossa cidade.
Fato também, é imaginar que um senhor de presumíveis 70 anos, em plena floresta
Amazônica, teria condições físicas e com apenas um machado, derrubar árvores, e
produzir lenha para os navios a vapores do Madeira.
Velho completa nesse mês de janeiro o centenário de instalação do município, quando
o seu primeiro prefeito, o Major Fernando Guapindáia tomou posse em 24 de
janeiro de 1915. Refletindo sobre a história
de Porto Velho, iniciamos pelo nome de nossa cidade com trajetória histórica
ímpar, mas, que trás logo na origem do nome da mesma, uma controvérsia. Falo na
história lendária, para não dizer mitológica, do “velho Pimentel”, o tão falado
e lembrado velho do porto. Esta afirmação não têm qualquer sustentação
histórica, inclusive, alguns “historiadores” ainda comentem o absurdo de
afirmar que a figura do “Velho Pimentel” existiu, quando não temos nenhum
documento primário ou secundário, nenhum descendente do mesmo na nossa cidade.
Fato também, é imaginar que um senhor de presumíveis 70 anos, em plena floresta
Amazônica, teria condições físicas e com apenas um machado, derrubar árvores, e
produzir lenha para os navios a vapores do Madeira.
Setor portuário em 1909 no pátio de oficinas da Estrada de Ferro Madeira Mamoré. |
Devemos resaltar, as cartas
de Antônio Rolim de Moura, que quando governador da Capitânia do Mato Grosso,
descreve de forma documental, que um escravo no Guaporé, teria média de vida
de no máximo 10 anos, em virtude das condições de vida na Amazônia. Mas é
verdade, que a lenda do “velho do porto” pegou, e penso que devemos conviver
com as duas versões.
de Antônio Rolim de Moura, que quando governador da Capitânia do Mato Grosso,
descreve de forma documental, que um escravo no Guaporé, teria média de vida
de no máximo 10 anos, em virtude das condições de vida na Amazônia. Mas é
verdade, que a lenda do “velho do porto” pegou, e penso que devemos conviver
com as duas versões.
Porto da Estrada de Ferro Madeira Mamoré em Porto Velho – 1911 |
A versão oficial e devidamente
documentada relata, que quando se iniciou a Guerra do Paraguai em 1864, o
Presidente daquele país Solano López teria invadido o Mato Grosso. Numa tentativa
de se precaver a novas invasões, e manter contato fluvial com aquela região, o
nosso Imperador D. Pedro II, mandou construir um porto próximo onde hoje é o
pátio da Estrada de Ferro Madeira Mamoré. Quando a guerra se encerrou em 1870,
o porto aos poucos foi abandonado e não teria a devida manutenção.
documentada relata, que quando se iniciou a Guerra do Paraguai em 1864, o
Presidente daquele país Solano López teria invadido o Mato Grosso. Numa tentativa
de se precaver a novas invasões, e manter contato fluvial com aquela região, o
nosso Imperador D. Pedro II, mandou construir um porto próximo onde hoje é o
pátio da Estrada de Ferro Madeira Mamoré. Quando a guerra se encerrou em 1870,
o porto aos poucos foi abandonado e não teria a devida manutenção.
Pátio da Estrada de Ferro – Porto Velho – 1911 |
Em 1872 se
iniciou a construção de um novo porto em Santo Antônio, para dar suporte a
empresa Public Works, que iniciava a construção da Estrada de Ferro Madeira
Mamoré. Com o porto novo concluído, era comum a referência ao antigo porto da
Guerra do Paraguai, como Porto Velho Militar ou Ponto Velho Militar, e assim
teria se efetivado o nome Porto Velho.
iniciou a construção de um novo porto em Santo Antônio, para dar suporte a
empresa Public Works, que iniciava a construção da Estrada de Ferro Madeira
Mamoré. Com o porto novo concluído, era comum a referência ao antigo porto da
Guerra do Paraguai, como Porto Velho Militar ou Ponto Velho Militar, e assim
teria se efetivado o nome Porto Velho.
Aleks Palitot
Historiador reconhecido pelo MEC pela portaria n° 387/87
Diploma n° 483/2007, Livro 001, Folha 098