Professor Aleks Palitot participa de Seminário de Educação

Para Palitot é decisão do Executivo realizar os ajustes necessários para que a educação possa ascender no município

O seminário de lançamento do tema e eixos da 3ª Conferência Municipal de Educação 2018 reuniu no Teatro Banzeiros na manhã da última terça-feira (27), importantes agentes representativos do setor para debater o compromisso com a educação de qualidade, no contexto do Plano Municipal de Educação.

O Professor Aleks Palitot, presidente da Comissão de Educação da Câmara Municipal foi um dos convidados para compor a mesa de abertura do evento. Durante sua fala, Palitot lembrou que a conferencia trabalhará os conceitos e as discussões sobre os eixos e ao mesmo tempo avaliar e reavaliar as metas do Plano Municipal de Educação.

“Acredito que o consenso natural é de que a atual gestão precisa envidar todos os seus esforços para melhorar ainda mais a educação em Porto Velho. Sei que o Secretário é um batalhador, um intelectual que tem se empenhado, mas somos sabedores de que precisamos fazer mais. O Prefeito deve entender que de fato é necessário ajustar as contas para que possamos investir na educação”, ressaltou o edil.

IDEB e Metas

Para Palitot é latente a necessidade de aumentar o índice do IDEB de nossa cidade, uma vez que ele representa um atraso para o Estado e que caso seja algo realmente a ser alcançado tem que se focar nessas metas, investindo principalmente nas metas um, dezessete e na meta dezoito.

De 2017 até hoje, foram visitados pelo vereador e sua equipe 52 unidades escolares das 137 do município. “Não conseguimos estar em todas até porque vivemos também um momento de caos na saúde do município e tenho me dividido na fiscalização das unidades de saúde”, afirma Palitot.

Segundo Dulcileia Rodrigues, coordenadora do evento, o objetivo do seminário é dar transparência ao que se planejou e organizou para que chegue no momento de avaliar aquilo que construiu-se com o auxílio de todos os setores da educação do município.

Semed

Também presente ao seminário, o Secretário Municipal de Educação, Marcos Aurélio Marques falou sobre a disposição de abrir o orçamento para discussão deixando as contas de forma transparente. Falou ainda sobre o investimento de 27,3% do orçamento total de Porto Velho realizado em educação em 2017. “Uma das metas do plano é que a cada ano possa ser investido mais 0,5%”, ressaltou.

Marcos Aurélio explicou que a Secretaria passará nos próximos três meses a ter gestão plena. Um grande avanço, uma vez que ganhará autonomia para gerir seu orçamento e suas finanças. “O que traz uma grande responsabilidade a qual me assustou como secretário”, frisou em sua fala, ao afirmar que conta com o apoio dos setores na gestão da educação municipal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.