Tempo de leitura: 2 minutos
À exemplo do trabalho realizado pelos voluntários no Memorial Rondon, cães receberão todo suporte de grupo de amigos
Com o auxílio do vereador Professor Aleks Palitot, o grupo de apoiadores dos “Aumigos de patas da Estrada de Ferro Madeira Mamoré” promove uma campanha com o intuito de arrecadar fundos para custear a vacinação e castração dos cerca de dez animais que atualmente moram no complexo da EFMM. Adotados por vigias e trabalhadores da construção e manutenção do espaço, os animais vêm sendo mantidos através de doações de simpatizantes da causa animal.
De acordo com o vereador Professor Aleks palitot, em 2019 ele teve a iniciativa de confeccionar crachás para os animais, uma brincadeira para sensibilizar os visitantes do local para a doação de ração. “Nesta mesma época vi o trabalho iniciado por Lívia Vieira e Thaís Thomazzoni de acolhimento de animais abandonados”, conta Palitot.
“Estes foram nosso primeiro público da ação, os cãezinhos do Memorial Rondon com uma campanha para angariar fundos para a castração destes animais”, relata Lívia. O professor já estava apoiando com ração e quando falamos sobre a castração ele também nos apoiou, a partir daí começamos a movimentar uma campanha para castrar os 6 animais que vivem lá”, complementa Lívia.
Para Lívia a situação da campanha para a EFMM é diferente. “Estamos com os pés no chão, pois para a castração dos animais da Estrada de Ferro, será um trabalho de “formiguinha” tendo em vista que se trata do dobro de animais que tínhamos para castrar em 2019 e pela situação da pandemia”, explica a protetora.
Uma das estratégias utilizadas pelo grupo foi a fixação de uma caixinha de donativos, onde os visitantes contribuíam com o que podiam. “Como não tínhamos pandemia para dificultar, as visitas no Memorial nos ajudaram a chegar mais rápido no valor que precisávamos, diferente de agora que o Complexo ainda não foi reinaugurado”.
No momento ela explica que as estratégias utilizadas são a vakinha online e a conta da veterinária que realiza os procedimentos e que ela disponibilizou. “Por isso achamos que levará um tempo há mais para castrar esses 12 cães”.
Todos os procedimentos irão custar cerca de R$ 10 mil reais, com todo o suporte necessário. Os cãezinhos só retornarão ao Complexo após a retirada dos pontos, devidamente recuperados e logo em seguida serão vacinados.