Seminário traz modelos educacionais para capital

Evento contou com participação da vice-governadora do Ceará, do ex-governador do Acre e com a presença do vice governador do Estado, Daniel Pereira.

O vereador Professor Aleks Palitot participou na manhã desta terça-feira (05), no auditório do Sintero, do Seminário Maria Aparecida da Silva Rodrigues, evento promovido pelo Sindicato dos servidores Públicos Federais do Estado de Rondônia (Sindsef/RO) que reuniu autoridades de expressão nacional para debater politicas inovadoras para a educação.

Presidente da Comissão de Educação da Câmara Municipal, Palitot ressaltou a relevância do evento para a capital, em especial no que se refere as experiências de êxito na melhoria dos índices de educação básica e reordenamento escolar dos municípios de Sobral (CE) e Rio Branco (AC).

“Fiquei maravilhado com o que vi em Sobral, que possui o projeto de alfabetização mais bem sucedido do país provando que não se trata apenas de recurso mas de planejamento e boa vontade, mostrando que é possível fazer”, afirmou o Vice Governador Daniel Pereira durante seu discurso de abertura.

Durante o evento o Vice Governador prestou homenagem à Professora Elisangêla Dell Armelina Suruí, educadora do ano que recentemente sofreu atentado de madeireiros. Ele ressaltou os esforços das forças de segurança federais e estaduais na apuração do caso.

De acordo com o vereador “Na função de presidente da comissão de educação da câmara de vereadores vejo o evento como uma boa oportunidade para buscarmos experiências em outros centros, no que tange a educação”, afirmou Palitot.

Entrevista

Ainda no final da manhã, o professor, à convite do apresentador Maurício Calixto esteve nos estúdios da Radio Rondônia (93,3 FM), onde participou do programa A Hora do Povo. Foram quatro blocos em que Palitot falou sobre a conjuntura política, os problemas de Porto Velho, desafios enfrentados e perspectivas para o futuro.

Durante o penúltimo bloco, onde foi aberto espaço para pergunta dos ouvintes, surgiu a indagação acerca da educação. Para o professor mensurar o desempenho da educação a partir dos índices do IDEB é muito simplório.

Em seu ponto de vista não há a necessidade de se inventar a roda para melhorar a qualidade do ensino fundamental na capital. Soluções práticas e viáveis como o corte das despesas que podem ser revistas, a melhoria dos salários dos professores e das condições para o trabalho do professor são possibilidades reais que podem ser efetivadas a curto prazo.

Por fim Palitot agradeceu a abertura do espaço onde divulgou as principais ações de sua legislatura e pediu a população que acompanhasse suas atividades através das redes sociais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.