Tempo de leitura: 2 minutos
Voto de louvor foi entregue a personalidades e militantes que atuam na propagação da consciência negra
De autoria do Professor Aleks Palitot, a Câmara Municipal realizou na manhã desta terça-feira (19), a Sessão Especial com entrega de Voto de Louvor a 36 personalidades ativistas que atuam em prol da Cultura Afro Brasileira e da Consciência Negra em Porto Velho.
Celebrado neste dia 20 de novembro, o Dia Nacional da Consciência Negra rememora a morte de Zumbi dos Palmares, um ícone da resistência negra na luta contra a escravidão, morto em 1.695 ao defender o Quilombo dos Palmares.
Durante a abertura da Sessão Solene, o Professor Aleks Palitot afirmou que é necessário lembrar dos quatro milhões de africanos, que vieram não apenas construir os alicerces do país, mas sedimentar a alma desta nação, parafraseando o sociólogo Gilberto Freire, em seu livro Casa Grande & Senzala.
“Que possamos resistir o quanto for necessário nesse cenário atual em que se põe a culpa nas minorias para justificar as falhas de lideranças passadas. A batalha é árdua e temos que ser fervorosos para combater o racismo estrutural impregnado na sociedade”, afirmou o edil.
Para a Gisele Bleggi, Procuradora do Ministério Público Federal no Estado de Rondônia, de tão repetidos estes comportamentos, passam a serem vistos como natural, e não são. Perceber estas falhas e começar o processo de mudança para que se possa extirpar esta chaga da sociedade que tem nele, a origem do discurso de ódio é urgente.
“É impossível falar em comemoração neste 20 de novembro. As minorias são vítimas de preconceitos e matanças e mais do que proteger é necessário ampliar e estender o manto do acolhimento e a Câmara Municipal de Porto Velho está de parabéns ao dar destaque há quem merece”, ressaltou o Professor Marcos Teixeira.
O Presidente do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial, Antônio Neto ressaltou que este deve ser um momento de embate e discussão para trazer a todos a consciência onde o Poder Público não chega, principalmente nas periferias.
Lista dos homenageados:
- GISELE DIAS DE OLIVEIRA BLEGGI CUNHA
- ANTONIO MIRANDA NETO
- MARIA BERNADETE LOPES
- ROSENILDA SIMÃO
- UILIAN NOGUEIRA LIMA
- ZELIA AMADOR DE DEUS
- MARCELA BONFIM
- EUNICE JOHNSON
- NILZA MENEZES
- ORLANDO SOUZA
- ANTÔNIO NETO
- JOEL BALDUINO DA SILVA JUNIOR
- CLEDENICE BLACKMAN
- PROFESSORA DRA ROSÂNGELA HILÁRIO
- BABALORIXÁ MARCONI MOARAES, DE OXOSSI
- DONÉ MARLENE DE YEMANJÁ
- PEDRO PAULO BRITO DA SILVEIRA (DOTÉ PAULO DE OMULU)
- YALORIXÁ WILMA FRANÇA, DE OYÁ
- EKEDE LAURA JANE MARQUES
- PROF DRA MARILIA PIMENTEL
- PROF DR DELSON FERNANDO BARCELLOS XAVIER
- PROF DR GUSTAVO DANDOLINI
- VERA LÚCIA QUADROS
- GISLAINE CLEMENTE
- ILZA MARIA SILVEIRA
- YÁ MARINILDE HELENA DA SILVA SANTOS
- NIEDJA FÉLIX SANTANA
- DRA.MARIA EUGÊNIA
- NIEDJA VIRGÍNIA FELIX DE SANTANA
- ANA CARLA PEREIRA DA COSTA
- WAGNER RICARDO VAZ DE GOES
- MARIA EDITE DO NASCIMENTO
- MARA JANE CORREA MARQUES
- ANA MAURA RAMOS MARTINS
- MARCLY RAMOS MARTINS
- MÁRCIA RAMOS MARTINS