Palitot propõe homenagem para pioneiros e personalidades portovelhenses

Tempo de leitura: 3 minutos

Em homenagem aos que muito contribuíram com o crescimento de nossa capital na última década, o vereador Professor Aleks Palitot propôs a concessão do título de Cidadão Honorário do Município de Porto Velho para 18 personalidades que aqui fincaram raízes e constituíram suas histórias e Voto de Louvor para 18 integrantes da Associação dos Remanescentes das Famílias Tradicionais e Pioneiras do Bairro Triângulo (Arefatrapibt) pelos serviços prestados na defesa do patrimônio histórico.

Um requerimento foi encaminhado nesta semana para a presidência da casa municipal de leis solicitando autorização para a realização de uma sessão especial de entrega dos títulos e votos de louvor para o próximo dia 25, sendo votada e aprovada em plenária na tarde desta terça (22).

Segundo Palitot “o título de Cidadão honorário tem o intuito de valorizar estas personalidades que aqui constituíram família e colaboraram para que nossa capital, cada vez mais, cresça baseada na essência daqueles que são na sua história os legítimos destemidos pioneiros. Já o voto de louvor é um reconhecimento àqueles que buscam mostrar a sociedade os impactos culturais e sociais sofridos pela comunidade do Triângulo, bairro que originou nossa cidade”, explica o edil.

Para Maria Clara Cruz Lopes, da AREFATRAPIB, “a iniciativa na propositura do projeto voto de louvor é um reconhecimento ao empenho e exemplar dedicação da associação e seus membros na defesa da preservação e resgate da cultura e tradição da comunidade tradicional do bairro Triângulo, local que originou a cidade de Porto Velho, é o reconhecimento do seu valor histórico e cultural”, afirma a filha de pioneiros.

“Em nome da Associação, parabenizo ainda o aguerrido vereador Aleks Palitot, parceiro de luta na defesa da preservação da nossa história, na busca de melhorias para o bairro e reconhecimento do seu valor histórico e cultural, das garantias dos direitos sociais e, principalmente, direitos territoriais, e ainda por garantir que as vozes dos atores sociais sejam ouvidas e compreendidas pelos agentes institucionais e pela sociedade, que, com legitimidade, buscam mostrar à sociedade, os impactos culturais, econômicos e socioambientais sofridos por nós moradores tradicionais”, declara.

“Não tenho adjetivos para descrever o orgulho e a satisfação de ser agraciado com tão honrosa distinção. Com mais da metade de minha vida vivida em Porto Velho, nunca imaginei que algum dia seria merecedor desta honraria, espero estar à altura de outros cidadãos portovelhenses que a receberam. Todo trabalho que realizei através de minha corporação, foram com certeza, dirigidos ao bem-estar de todos os homens de bem de nossa cidade. Agora, com certeza, meu orgulho é maior, pois poderei dizer, orgulho de ser portovelhenses”, afirma Paulo Fernando Borges Botelho, coronel da Reserva da Policia Militar.

 

 

Cidadão Honorário

Ana Cristina Barreiros

Antônio Luiz Campanari

Benedito Domingues Júnior

Benigno de Oliveira Andrade

Cláudio Luiz do Amaral Santini

Cláudio Norio Hikague

Daniel Corrêa de Araújo

Daniel Pereira

Francisco Matias dos Santos

Gervásio Alves Feitosa

Jorge Antônio Peixoto da Silva

José Calixto da Silva Neto

Lilian Maria Moser

Magda Machado Esber

Marta Valéria de Lima

Oscar Garcia Pereira

Paulo Fernando Borges Botelho

Sérgio Ibanez da Silva Pires

 

Voto de Louvor

Adalmir Vicente de Oliveira

Aldenice Pereira Braga

Alvino Barroso Lopes

Antero Ribeiro de Trindade

Aracy Silva de Souza

Arilson Cruz Lopes

Aurélio Paz da Luz

Delson Marcelino de Castro

Joana Felipe da Costa

José de Oliveira Filho (in memorian)

Jovenilda Alves de Queiroz

Igor Rogério Braga de Mendonça

Lélia Regina de Oliveira

Leonilda Alves Queiroz

Luciano Barroso Silva

Maria Clara Cruz Lopes

Maria Heleia Pinto Benigno

Maria Helena Pereira da Silva

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.