Tempo de leitura: 2 minutos
O Professor Aleks Palitot participou na manhã da segunda-feira (24), de uma reunião na Superintendência Estadual de Turismo (Setur), junto com o Chefe da pasta Gilvan Pereira e sua equipe, a Diretora do Departamento de Fomento ao Turismo da Semdestur Rosa Montenegro e Pedro Henrique Maciel e Rodrigues, do Salsalito Jungle Park, onde trataram dos projetos do Mutirão Cidade Limpa, placas de identificação turística e Campeonato de pesca.
De acordo com o vereador Professor Aleks Palitot, muitas foram as ações elaboradas por seu gabinete para apoio e incentivo do Turismo na capital. Ainda em abril de 2018 por intermédio de seu gabinete foi promovida uma feira de artesanato . “Logo em seguida conseguimos a aprovação da lei que instituiu o Dia Municipal do Artesão, com o objetivo de fomentar a economia criativa em nossa cidade”, relata o edil.
“O evento realizado na EFMM reuniu em torno de 100 artesão, valorizando a categoria. Sempre acompanhamos também, em âmbito judicial, as ações do Complexo, pois sabemos da importância do local para a nossa história e cultura”, afirma Palitot.
“Em nove de junho de 2019, junto com a Associação dos Ferroviários e outros parceiros conseguimos o retorno do passeio da Litorina, saindo do Memorial Rondon, em Santo Antônio. Também fizemos a doação em conjunto com a Sicoob de um busto do Marechal Rondon, confeccionado pelo artista portovelhense Bruno Souza, que foi doado para o Memorial, além da emenda do Deputado Estadual Ezequiel Neiva para a realização do Festival de Turismo e Aventura em Fortaleza do Abunã, um local com grande potencial turístico”.
Segundo Palitot, o Legislativo vem fazendo a sua parte em propor ao Executivo leis que possibilitem benfeitorias para a capital, como no caso da parceria publico/privada com o Grupo Rovema, responsável pela reforma da Litorina e Calamazoo para que seja possível o retorno dos passeios. “Tivemos também a emenda de R$ 500 mil para reforma da locomotiva Nº 06 que está em exposição em Santo Antônio e em breve ganhará uma cobertura”, relata Palitot.
Para o Superintendente da Setur, Gilvan Pereira, “todas as cidades onde o turismo prosperou em nosso país passaram por um processo onde se trabalhou princípios de Governança e Gestão. Sem essa base de administração não é possível implementar o Trade Turístico que almejamos, pois as instâncias turísticas só se solidificam porque tem governança e aqui em Rondônia temos estrutura, porém nos falta uma expertise administrativa”, afirmou o responsável pela pasta de Turismo do Governo do Estado.
“Recentemente através das Sejucel, Funcultural, Semdestur, Sema, Emdur e Semusb, foi possível a revitalização dos Cemitério das Locomotivas e Cemitério da Candelária, que em breve serão entregues para a população. Uma conquista da união de esforços entre o Executivo e Legislativo em prol de nossa cidade” assegura Palitot.