Palitot verifica ações da SEMA contra queimadas Rurais e Urbanas

Tempo de leitura: 2 minutos

Vereador se reuniu com representantes da Secretaria de Meio Ambiente, onde tratou ainda dos trâmites necessários para o encaminhamento das pautas de cunho ambiental

Na manhã desta quinta-feira (02), o Professor AleksPalitot se reuniu com o Sub Secretário Municipal de Meio Ambiente (SEMA), Alexandro Pincer e sua equipe, para tratar de demandas relativas a Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal.

Dentre os assuntos pautados durante o encontro estavam as queimadas, tanto rurais, quanto urbanas, que se alastram nesta época do ano. Um hábito cultural “portovelhense” que traz grandes transtornos e prejuízos para a população, dentre as quais, o aumento no número de casos de doenças respiratórias entre crianças e idosos, além da superlotação nos postos de saúde.

“Um grande problema, principalmente neste período atípico que atravessamos. O aumento na procura pelas unidades de saúde pode agravar os surtos epidemiológicos de Covid”, alerta Palitot. “É necessário a conscientização da população para que não agravemos um estado que já não é propício”, ressalta o edil.

Segundo informações da SEMA, ações educativas já estão em fase de elaboração para os bairros Areal, Nacional, Cristal da Calama, e outras zonas periféricas que são as que registraram maior número de multas no ano de 2019.

Em breve terão início as ações de prevenção e combate as queimadas, mas a SEMA já divulga os seguintes números para a denuncias. Disk Denúncias 0800 647 1320; Whats 984234092; Aplicativo ‘Guardiões da Floresta’; Defesa Civil Municipal 199.

Causa Animal

Outra pauta discutida durante a reunião foi a licitação de ração para auxiliar as instituições que atuam no acolhimento e proteção de animais abandonados que está aguardando prosseguimento na Comissão de Licitação Municipal, garantiu Alexandro Pincer.

Segundo o Sub Secretário, em breve a Câmara receberá o pedido para a criação de um cargo de gerência de proteção animal, que embasará a criação de ação orçamentária para o programa e que precisa da aprovação na Casa Municipal de leis, e contará com o apoio da Comissão de Meio Ambiente e do vereador professor Aleks Palitot.

Por fim, Aleks lembrou a criação do Portal Animal, serviço disponibilizado pela Prefeitura através da Sema para doações e adoções responsáveis além do apadrinhamento para as pessoas que não podem criar pets, mas querem contribuir com as Ong’s.

“Verificarei como está o andamento do projeto, pois ele foi paralisado para que a equipe de desenvolvimento de TI da prefeitura pudesse se dedicar ao Portal da Educação, criado para dar um suporte aos professores durante o isolamento, e a ideia é que possamos concluir esse projeto juntos, Comissão de Meio Ambiente, SEMA e ativistas”, assegura o vereador.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.