RETROSPECTIVA DE ABRIL

Tempo de leitura: 16 minutos

1 de Abril – Na Sessão Ordinária da Câmara Municipal na tarde desta data, foram aprovados os projetos de lei de autoria do vereador em prol da causa animal, que são: o projeto 3.817/2019, que celebra e incentiva, no âmbito municipal, o dia Municipal da Adoção, Proteção e Bem Estar dos animais… e o projeto 3.819/2019, que cria no município, o Dia do Protetor de Animais, e o projeto 3.837/2019, que PROÍBE a prática de maus-tratos e crueldade contra os animais na Capital.

“São TRÊS Projetos de lei importantes para a sociedade. Uma resposta a quem ainda destrata os animais, seja abandonando ou com violência”

2 de Abril – Reunião da Comissão de Educação, onde foi discutido pautas relevantes como o Calendário Municipal e o Transporte Escolar. São temas em que, enquanto Legislativo, buscamos ainda uma resolução junto ao Executivo Municipal. Estamos cobrando quase todos os dias o transporte escolar que está deixando cerca de 1.500 alunos da zona rural fora da sala de aula.

2 de Abril – O vereador acompanhou a entrega dos trilhos e dormentes que está foi feita com a ajuda da Santo Antonio Energia. Pedido feito pela Associação dos Ex Ferroviários e acompanhado por nosso gabinete, junto a Prefeitura, Governo do Estado e Iphan.

2 de Abril – O vereador recebeu nesta tarde de terça-feira, a pequena escritora Marcela Isabely, aluna da Escola Murilo Braga, que com apenas 11 anos, já escreveu diversas obras infantis, entre elas: “O Chachorro Que Queria Voar”, que ela está buscando apoio para a publicação da obra literária.

Como diz a frase: “Leia para uma criança, a leitura estimula a criatividade e a paixão pelos estudos”, por isso, sempre busco me esforçar em incentivar causas educacionais.

2 de Abril – Reunião na Câmara Municipal com a Promotora de Justiça de Habitação e Urbanismo, Dr. Flávia Barbosa Shimizu, e representantes do executivo municipal. Estamos tratando sobre o Plano Diretor do Município. Para quem não conhece a importância desse plano executado pela prefeitura, eu posso afirmar que ele é essencial no desenvolvimento dos centros urbanos, já que mostra indicativos onde a cidade pode crescer sem ser de forma desordenada. Isso evita muitos transtornos lá no futuro. A Câmara de Vereadores é quem aprova todas as questões discutidas.

4 de Abril – O vereador ofereceu um apoio para segunda ação sócio recreativa na Vila Princesa. Dessa vez, com ajuda parceira de empresários, instituições e voluntários. Foi entregue kits escolares e proporcionamos um pouco de alegria para aquelas famílias.

7 de Abril – O vereador esteve com representantes indígenas nesta tarde que estavam acampados na Universidade Federal de Rondônia. Cerca de 200 indígenas estiveram hospedados aguardando o dia da audiência pública na Câmara Municipal sobre a municipalização da Saúde Indígena. O Ministério da Saúde quer acabar com a secretaria especial responsável pela saúde indígena, a Sesai, o que ameaça a sobrevivência desses povos. Na ocasião, foi realizado a doação de alguns mantimentos para colaborar com a hospedagem.

8 de Abril – Foi realizado uma Audiência pública sobre a municipalização da saúde indígena. Mais de vinte etnias de todo Estado, do Acre e do Amazonas estiveram presentes para debater um assunto que irá causar uma grande impacto em nosso município.

8 de Abril – O vereador esteve visitando a Escola Kris Damares onde acompanhou a chegada da estrutura com a cobertura do novo pátio que está em construção. Essa benfeitoria na escola está sendo feita graças a emenda que eu solicitei ao deputado Léo Moraes e ele atendeu de prontidão. A comunidade escolar, assim como os pais de alunos, ficaram muito satisfeitos com essa nova roupagem feita para a utilização dos alunos da escola.

https://youtube.com/watch?v=ZaKySvfnSiM%2520frameborder%3D0%2520allow%3Daccelerometer%3B%2520autoplay%3B%2520encrypted-media%3B%2520gyroscope%3B%2520picture-in-picture%2520allowfullscreen

Saiba detalhes: Aleks Palitot visita obras na Escola Khrys Damaris

8 de Abril – Apreciação do veto integral aposto pelo Executivo ao Projeto de Lei n° 982/2018, que institui o IPTU Verde no âmbito do Município de Porto Velho. Foi aprovado por esta casa em primeira e segunda votação e vetado pelo executivo municipal a votação é para derrubar o veto.

Projeto inspirado nos município de Maringá e Cascavel, que remete a uma cidade mais arborizada com árvores típicas da Amazônia. Caso o cidadão tenha sua calçada arborizada de forma padrão, seu quintal, além de medidas sustentáveis como a utilização de energia solar terá desconto no pagamento do IPTU.

9 de Abril – ”Estive esta manhã na Vila Princesa, visitando representantes do segmento de catadores de materiais recicláveis, que vem pelejando por maior representatividade política para o cumprimento das diretrizes de implantação do aterro sanitário municipal e da cooperativa de catadores. São cerca de 2.500 pessoas que atuam hoje nas ruas e no lixão, reciclando mais de 180 toneladas de materiais por mês em nossa Porto Velho e a cooperativa geram cerca de 300 empregos diretos para a comunidade.

Após a visita, nosso plano é transformar a Associação em utilidade Pública, para que eles tenham mais autonomia e possam receber com menos dificuldade o recurso.”

9 de Abril – O vereador esteve cedo com o pessoal da Litorina, os ex ferroviários e trabalhadores enviados pela SEJUS, com o apoio do Governo do Estado. Eles estão montando a linha que estava bastante avariada pela ação do tempo e abandono. O serviço é pesado, mas em breve os turistas e a população poderão usufruir deste passeio.

9 de Abril – Reunião da comissão de meio ambiente da Câmara de vereadores. Discutindo pautas de demandas no município. Na ocasião recebemos alguns representantes de bombeiros civis de Porto Velho.

9 de Abril – Visita na escola Ronilza Cordeiro Afonso Dias para entregar a terceira central climatizadora de ar, pois todos sabem que faz muito calor em Porto Velho, e nossas crianças não merecem passar por isso, pelo menos durante o dia. Nós estamos sempre acompanhando as escolas no entorno da zona sul e, sempre que possível, atendemos as demandas. A população sempre vai ser minha prioridade no mandato como Vereador.

12 de Abril – O Gabinete do vereador conseguiu um mecânico e um soldador para desempenar o chassi e instalar um forro novo na litorina. Ainda faltavam peças, mas nós também providenciamos. Continuamos nessa motivação maior, junto aos ex ferroviários da Associação, para que inicie logo o passeio proporcionando lazer a população e turistas.

16 de Abril – Reunião da Comissão de Meio ambiente da Câmara de Vereadores, com a presença do Subsecretário da Sema, Robson Damasceno, trata de projetos de cunho ecológico para a capital. Entre outras pautas discutidas, foi lembrando que nossa cidade precisa de mais arborização e sombra para diminuir o calor. a Secretaria de Meio Ambiente também tem essa atribuição e necessita implantar projetos nesse sentido. Ano passado a Câmara aprovou o meu projeto de lei IPTU Verde, que dá descontos a quem planta árvores no quintal ou na frente de casa… Continuamos a cobrar o executivo, pois o papel do Vereador é dar voz as necessidades da população.

Veja também: Aleks Palitot relembra que junção de Secretarias foi erro

16 de Abril – “Tarde de terça-feira, em sessão Ordinária na Câmara Municipal de Porto Velho, onde usei a tribuna para falar sobre o empenho das entidades públicas, do nosso gabinete e, principalmente, dos ferroviários para a revitalização do passeio turístico da litorina no complexo do Memorial Rondon. Em breve estaremos dando um passeio pela história de Porto Velho contada naqueles trilhos da Madeira Mamoré”.

17 de Abril – Reunião com o secretário de Turismo de Porto Velho, Euzébio Novais, e a equipe técnica da prefeitura sobre iniciativas que promovam a revitalização e conservação do patrimônio histórico da capital.

O objeto do projeto debatido em pauta: é a requalificação do Centro Histórico de Porto Velho.

Na avenida 7 de Setembro está localizado o centro comercial e histórico da capital. Os prédios comerciais são em sua maioria construções históricas datadas da década 40, 50, 60. Por isso, é necessário políticas de conservação destes patrimônios.

17 de Abril – Estivemos na tarde desta quarta feira junto ao prefeito e equipe no Memorial Rondon, em Santo Antônio, km 07, na Estrada de Ferro Madeira Mamoré. Durante a reunião in loco, próximo a Litorina que está prestes a funcionar, Hildon Chaves firmou compromisso em ajudar na reforma com o restante dos trilhos que ainda faltam ser restaurados, a limpeza do acesso ao local, e ficou ainda de enviar um efetivo de pessoas para trabalhar em estilo mutirão para finalmente nós darmos vida a este maravilhoso lugar onde toda a nossa história começou. Porto Velho merece essa memória viva e o passeio de Litorina vai resgatar um pedaço de nosso legado.

22 de Abril – O Professor Aleks Palitot participou na manhã desta segunda de audiência convocada pela Presidência da Câmara para esclarecer questões relativas ao transporte escolar, principalmente o fluvial no Baixo Madeira. Participaram ainda da reunião o Chefe da Procuradoria Geral do Município, Salatiel Lemos Valverde, o Secretário Municipal de Educação, Márcio Félix, membros da Comissão de Fiscalização dos Contratos e representantes da empresa detentora do contrato.

23 de Abril – Na tarde deste dia, na Câmara Municipal de Porto Velho, teve a discussão e votação do Projeto de lei que separam a Secretaria de Agricultura e Secretaria de Meio Ambiente no âmbito Municipal. A de Meio Ambiente que antes era uma Subsecretaria, agora passa a ter autonomia para desempenhar suas atividades de forma individual.
Uma vitória depois de um tempo que ambas caminhavam juntas de forma equivocada. Porto Velho tem cerca 1 milhão de cabeças de gado, e é o município com a maior quantidade de cabeças de gado do estado, hoje a cidade também é o 3° maior setor da piscicultura em peixes de tanque e um dos grandes setores leiteiros de RO. A pasta da Agricultura jamais poderia estar unificada com a de Meio Ambiente, que controla o desmatamento ilegal e fiscaliza o avanço da agropecuária delimitando, para que não haja danos ambientais.

24 de Abril – Entrevista concedida para a SIC TV, onde falei sobre os cerca de 1.600 alunos de rede municipal de ensino, prejudicados pela falta de transporte escolar rural e fluvial. Um problema que denunciamos ainda no início de 2017 e que até o momento não temos uma solução satisfatória. Nunca antes isso havia acontecido em Porto Velho. É impressionante como não encontram o rumo certo para sair dessa .

24 de Abril – Reunido esta manhã com o prefeito Hildon Chaves, aqui na sede da prefeitura, onde estamos tratando de um assunto muito sério: Resíduos Sólidos. Porto Velho precisa de um aterro sanitário e junto a isso, aumentar a reciclagem, otimização e aproveitamento do lixo, como combustível gerador de energia elétrica e, por consequência, gerar também emprego e oportunidade de renda. Temos um grande projeto nesse sentido e vamos ver a possibilidade de implantação aqui na Capital.

Saiba mais: Aleks Palitot apresenta possível solução para lixo da Capital

24 de Abril – Nesta tarde estivemos com o Comandante Moraes, do 5° Batalhão de Engenharia e Construção (BEC) visitando o trecho em Santo Antônio onde a litorina irá percorrer os 2.500 metros, a partir do Memorial Rondon. Verificamos a possibilidade de obtermos o apoio do Exército Brasileiro na reestruturação do trecho para o passeio turístico, através de ofício a ser encaminhado ao General Leal, Comandante da 17°Brigada de Infantaria de Selva, e responsavel na região. Nosso esforço é para que o passeio seja inaugurado no dia do aniversário do Marechal Rondon, 5 de Maio.

25 de Abril – Historiadores são indicados para Voto de Louvor na Câmara de Porto Velho

Na noite desta quinta-feira (25), a Câmara Municipal teve a honra de conceder o VOTO DE LOUVOR à Universidade Federal de Rondônia – UNIR, ao Departamento de História, e aos nobres historiadores Yêdda Pinheiro Borzacov e Abnael Machado de Lima, em razão da grande relevância no desenvolvimento da educação e dos serviços prestados para a nossa cidade de Porto Velho. Essa, é uma proposta de minha autoria como parlamentar municipal, como professor, apoiador e incentivador da cultura e da história regional.

Estiveram presentes acadêmicos da Universidade, sociedade civil e o superintendente da SEJUCEL do Estado, Jobson Bandeira.

26 de Abril – Reunião nesta manhã no Ministério Público Estadual com o promotor responsável pela educação, Marcelo Oliveira, com alunos e professores da Escola Municipal Bohemundo Afonso, localizada na Estrada dos Periquitos. Pauta: transporte escolar rural, uma demanda que precisa ser solucionada. Está cada vez mais escandaloso esse problema e as crianças são os maiores prejudicados. Outro dia tinha uma senhora lá em Jaci Paraná gritando desesperadamente pela volta as aulas de seu filho. Chegou a dizer até que era crime o que está acontecendo. Eu, incansavelmente, tenho ido ao MP, a secretaria e a todos os âmbitos legais para resolver essa situação.

NÃO VOU RECUAR ATÉ QUE OS ESTUDANTES VOLTEM A TER O SEU TRANSPORTE ESCOLAR.

26 de ABRIL – Acompanhamos na tarde desta sexta-feira, os alunos do colégio e curso Medquim na entrega de mais de 200 kg de ração doados aos abrigos Amigos de Patas e Rei Pet, que desenvolvem um trabalho de acolhimento e proteção de cães e gatos de rua. Um trabalho exemplar, que é referência em amor aos animais e, acima de tudo, humanidade, pois ajudar aos animais é mais humano que se imagina.

27 de Abril – Me encantei com essas camisetas com traços da etnia indígena Cinta Larga. Aproveitei a reunião na Ong Canindé, onde conversamos com lideranças indígenas e a ativista Ivaneide, a popular Neidinha, sobre políticas públicas para o povo indígena, e adquiri a camiseta do estudante de Biologia, Diogo, da etnia Cinta Larga. Vamos repensar melhores condições e a segurança desse povo da floresta.

Saiba mais: Aleks Palitot participa de discussão sobre municipalização da saúde indígena

29 de Abril – Reunião para debater sobre as dificuldades que os promotores de eventos enfrentam em Porto Velho. A reunião busca resolver com os membros do executivo Municipal, as demandas reivindicadas pelos produtores culturais. Mesmo com os ajustes da antiga Lei 190, que visava tirar a burocracia e a duplicação de taxas, ainda está difícil trabalhar com eventos na Capital, é o que afirmam os produtores. Estamos ouvindo as reclamações e buscando soluções para que a população não fique só na lembrança do grandes eventos que já aconteceram na cidade. Porto Velho precisa voltar a ter investimentos no campo do entretenimento.

30 de Abril – Reunião nesta manhã da Comissão de Educação da Câmara, tratando sobre as metas do plano da Educação, nossas conquistas e nossas reivindicações, entre elas a Escola Municipal Bohemundo Afonso, localizada na Estrada dos Periquitos, que fomos até o MPE tratar sobre o transporte escolar rural, uma demanda que precisa ser solucionada e que já está ficando cansativa de tanto tempo que os estudantes não vão à escola. O transporte escolar rural é um problema grave na atual gestão. Eu não desistirei de cobrar a solução para que os estudantes voltem à sala de aula.

30 de ABril – Agradeço ao secretário de governo do prefeito Hildon Chaves, Dr Basílio, em relação a solicitação da prefeitura de um engenheiro para verificar se há segurança no passeio turístico de litorina no Memorial Rondon, previsto para inaugurar no dia 6 de Maio. Os engenheiros emitiram laudo técnico aprovando a segurança no percurso. Também, ao secretário da SEMA, Robson Damasceno, que vai iniciar a construção de uma pequena estação para a litorina no Santo Antônio, projeto este que foi doado e apresentado para Associação dos Ferroviários e Prefeitura pelo gabiente do Vereador Aleks Palitot, autorizado pelo IPHAN e adequado pela SEMDESTUR, através do secretário Euzébio.

30 de Abril – O vereador visitou o Bairro Castanheira, Zona Sul de Porto Velho, onde visitamos moradores e fizemos Pedidos de Providência para a Rua do Cavaquinho, Rua Harpa, Rua Oito de Julho e mais 30 pontos para os quais solicitamos serviços de drenagem, pavimentação e iluminação pública.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.