Professor Aleks Palitot traz cursos profissionalizantes de Brasília

Convênio no montante de R$ 400 mil irá oportunizar a realização de seis cursos na capital.

Durante encontro realizado na tarde desta quinta-feira (05), na Sub Secretária Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur), o Professor Aleks Palitot definiu junto com o Secretário Júlio César e sua equipe, detalhes para a execução do Programa Qualifica Brasil na capital.

“Estive em Brasília em 2017, onde visitei o Ministério do Trabalho e através do Deputado Federal Nilton Capixaba consegui recurso para aplicação em cursos profissionalizantes. Como vereador, além de fiscalizar, observando todas as demandas e ouvindo as pessoas que visitam nosso gabinete, percebi que muitas buscavam emprego”, contou Palitot.

“Nossa vereança não acredita em assistencialismo. Acreditamos que devemos empoderar as pessoas para serem protagonistas de sua própria história e de sua capacidade de conseguir por seu mérito se manter. Pensando desta forma fomos à Brasília e conseguimos trazer para Porto Velho seis cursos que atenderão 180 pessoas de forma gratuita e qualificada”, afirmou o Professor Aleks Palitot.

O público prioritário do programa serão os beneficiários do seguro desemprego, trabalhadores cadastrados no SINE, trabalhadores resgatados de regimes de trabalho forçado, familiares de egressos de trabalho infantil, beneficiários de políticas de inclusão social, egressos do sistema prisional, cooperados associados, empreendedores individuais, trabalhadores rurais, pescadores artesanais, aprendizes, estagiários, pessoas com deficiência e idosos, os dois últimos com cota garantida.

Serão seis cursos ofertados manicure/pedicure (50), cabeleireiro (25), assistente administrativo (25), marinheiro auxiliar de convés (30), garçom (25) e pizzaiolo (25), todos com data de início previsto para junho deste ano.

De acordo com o secretário Júlio César, “os cursos serão realizados pela prefeitura de Porto Velho através de um convênio com o Ministério do Trabalho e ofertados pelo Sine Municipal onde deverão ser realizados os cadastros”, explica Júlio.

“A vinda deste recurso é muito importante e em um momento propício, pois auxiliará na geração de emprego e renda, algo que necessitamos em Porto Velho e contamos para isto com o auxílio do Professor Aleks Palitot”, ressalta o secretário.

Foi realizado um levantamento da demanda dos cursos para oferecer os que tinham maior possibilidade de absorção pelo mercado e após a formação dos alunos, o SINE irá encaminhar os profissionais para as respectivas áreas de trabalho.

Éric Melo, diretor do SINE Municipal informa que os cadastros estão em aberto bastando o interessado comparecer a unidade localizada na Rua José do Patrocínio, 785, Centro, próximo à Prefeitura, portando documentos pessoais e Carteira de Trabalho. “Será realizada uma triagem através da pesquisa para disponibilização da vaga de acordo com a compatibilidade do perfil do interessado”, esclarece o diretor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.