RETROSPECTIVA DE NOVEMBRO

Tempo de leitura: 9 minutos

1 de Novembro de 2019 – Alunos da Escola Estadual 4 de Janeiro vieram até a Câmara Municipal para conhecer os trabalhos legislativos e o funcionamento básico da casa de leis. Quem os recebeu, foi o vereador Aleks Palitot. Essa experiência é importante, pois essa geração precisa estar alinhada a ciência política para que no futuro estejam preparados para assumir grandes responsabilidades como cidadãos.

4 de Novembro de 2019 – Em reunião com a Comissão de Meio Ambiente da Câmara de Vereadores, na qual o vereador Aleks Palitot faz parte, chegou uma denúncia anônima de que uma empresa estaria despejando lixo hospitalar em local inapropriado, colocando em risco a saúde da população. Estamos apurando e vamos atrás da reparação e notificação desta empresa, pois há de se ter um mínimo de sensatez ao tratar com esse tipo de material. Todos sabem o quanto é perigoso e proibido por lei em todas as esferas legislativas.

5 de Novembro de 2019 – Participando nesta manhã da 1° Conferência de Avaliação do Plano Municipal de Educação do Município de Porto Velho (Biênio 2015/2017).

5 de Novembro de 2019 – Reunião com a Cacique Terikama Caxarari, representante de um conjunto indígena de oito aldeias na Ponta do Abunã, e outras lideranças da região que nos reivindicam demandas que envolvem a Secretaria de Agricultura, infraestrutura das aldeias e transporte escolar, serviço totalmente paralizado nesta manhã. Até a população indígena vem sofrendo com a ausência de transporte escolar de seus filhos, entre outros problemas. Tempos difíceis.

5 de Novembro de 2019 – Programa A Voz do Povo, transmitido em rede estadual pela Antena FM, e na Capital pela Rádio Caiari (103,1 FM). Sob o comando do radialista Arimar Souza de Sá

5 de Novembro – Verificando o novo trecho da litorina, que sairá do Memorial Rondon até a histórica Vila da Candelária, na região onde ficam os famosos restaurantes turísticos que servem peixes da região. Agora, o passeio vai ganhar um mote culinário para agregar ao turismo.

5 de Novembro – Visitando a Escola Krys Damaris, que infelizmente sofreu invasão e foi furtada neste fim de semana. Fiquei feliz em ver que o parquinho solicitado por mim à Secretaria Municipal de Educação chegou na escola e as crianças ainda poderão se divertir.

6 de Novembro de 2019 – Pedido de Providência para manutenção e encascalhamento da estrada do Ramal Linha 2, próximo a aldeia Pedreira (Caxararis), na Ponta do Abunã, Distrito de Extrema. Uma das reivindicações dos indígenas entregue em mãos ao Adjunto da Semagric, Francisco Evaldo de Lima. Foi solicitado ainda maquinário para realização de terraplanagem para desenvolvimentos das terras, auxiliando os indígenas na produção agrícola.

7 de novembro de 2019 – O vereador recebeu uma denúncia de que estavam faltando médicos na UPA ZONA SUL e enviou alguns assessores para atestar “in loco”. Ao conversar com a diretoria da unidade, verificou se que há um deficit muito grande de médicos e hoje havia apenas 2 profissionais para atender dezenas de pessoas, o que é errado. O executivo precisa contratar mais médicos com urgência, pois os servidores e os pacientes precisam ser valorizados e respeitados. Saúde pública é um assunto muito sério e eu não vejo com bons olhos essa situação de descaso e despreocupação por parte da administração municipal.

8 de Novembro de 2019 – Reunião entre Vereadores e moradores do distrito de União Bandeirantes e da ponta do Abunã.

8 de Novembro de 2019 – Fiscalizando a UPA Zona Sul.

11 de Novembro de 2019 – Realizado pelo vereador, na Câmara de Vereadores, a audiência pública para discutir a possibilidade do curso de Medicina da UNIR garanta um determinado número de vagas para estudantes residentes no estado de RONDÔNIA. Foi atestado recentemente que a maioria absoluta das vagas para esse curso são ocupadas por gente que vem de fora e que, ao se formarem, simplesmente vão embora. O curso de medicina precisa trazer benefícios médicos para os nossos hospitais também. É justo que se tenha um compromisso de pelo menos iniciar a carreira médica atendendo a nossa população em hospitais públicos.

PROJETO DE LEI 3.935/2019 – Estivemos reunidos com dirigentes, sambistas e compositores da Escola de Samba Rádio Farol para discutir e votar essa lei que torna a escola patrimônio cultural imaterial do Município. A agremiação da Escola Os Diplomatas já teve essa lei aprovada e, desde o início de 2019, já é patrimônio cultural. Hoje, nos temos 5 escolas mais antigas na ativa e todas merecem esse status. Solicitei ao líder do governo municipal, Vereador Alan Queiroz, que encaminhe o pedido de sanção desta lei para o executivo, tornando assim a Rádio Farol, mais uma escola imortal para a cultura do samba de nossa Capital.

12 de Novembro de 2019 – Acompanhando os trabalhos de interligação do trecho entre Vila Candelária e Santo Antônio, para aumentar o passeio da Litorina em 5 km. Faltam 800 metros e os reeducandos da Sejus e os Ferroviários da Associação estão dando duro para que se conclua essa ligação. Um projeto de expansão idealizado junto aos ex trabalhadores da E.F.M.M. Que está para sair do papel e entrar nos trilhos de nossa história. Um sonho de todos e que vai fortalecer o aparelhamento turístico na Capital.

13 de Novembro de 2019 – Moção de Aplausos hoje aqui na Câmara para homenagear todos aqueles que se dedicam a tirar e salvar os animais em situação de rua na Capital. Essa preocupação da sociedade é mais humana do que se imagina. Em Porto Velho, graças a Deus temos muita gente fazendo isso. Mas nem sempre há o suficiente diante da demanda, mas é uma responsabilidade enorme poder ajudar dessa forma espontânea e voluntária. Parabéns a todos! Aproveitamos ainda para lançar o selo “Emissão Postal Especial” feito para homenagear oficialmente a defesa animal. Repito mais uma vez: a todos esses ativistas da causa animal, o meu salve especial.

19 de Novembro de 2019 – Sessão Especial de Voto de louvor às personalidades ativistas e pessoas que lutam em prol da cultura afro e da consciência negra, em alusão ao dia da consciência Negra. A data faz referência ao dia da morte de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo de Palmares, que lutou para preservar o modo de vida dos africanos escravizados que conseguiam fugir da escravidão.

19 de Novembro de 2019 – Reunião na Assembléia Legislativa com o deputado estadual Ezequiel Neiva, acompanhado do Superintendente de Turismo, Gilvan Pereira, para tratar de emendas destinadas ao município de Porto Velho solicitadas por mim ao parlamentar, entre elas, a recuperação da locomotiva que será levada para exposição no Memorial Rondon.

19 de Novembro de 2019 – de engenharia e arquitetura, que juntos ao morador da comunidade Paulo Leal, localizada na estrada do Teotônio, para me apresentar o projeto de revitalização da vila e da antiga estação da madeira Mamoré. Um projeto arquitetônico inovador e que pode resgatar a história daqueles tradicionais moradores. Amanhã eu vou contar com mais detalhes como é a ideia original que eu vou botar embaixo do braço e apoiar o projeto.

20 de Novembro de 2019 – Reunião na SEMED com objetivo de solicitar informações ao gestor da pasta sobre a decisão do executivo municipal em devolver para o governo estadual a responsabilidade de executar o transporte escolar rural, sendo que isso é uma obrigação do município. Eu quero resposta claras e sucintas a cerca desse reviravolta e falta de compromisso da prefeitura. Minha conversa com o secretário teve um teor de indignação, pois é um absurdo tudo isso que vem acontecendo na situação do transporte escolar. Desde que assumi o mandato de Vereador, fui o único que tive a iniciativa de fiscalizar os contratos e identificar as falhas, levando ao conhecimento do Ministério Público várias denúncias.

21 de Novembro de 2019 – O Marklin Cantanhede, assessor, esteve reunido com o Promotor do Meio Ambiente, Dr. ALAN, e as ativistas da ONG LIXO ZERO, Samira e Emanuele para tratar de um assunto bem importante, que é o destino dos resíduos sólidos. Garrafas Pet, vidros, copos de plásticos, entre outros, que podem ser problema em um curto período de tempo se não tiver um local apropriado para o descarte. Essa foi a primeira de outras que virão junto ao MPE, ONG’s CÂMARA MUNICIPAL, COOPERATIVAS E PODER EXECUTIVO. Espero que bem em breve saia o resultado dessa união de idéias e soluções para a problemática.

25 de Novembro de 2019 – Reunião com os moradores do Distrito de União Bandeirantes para ouvir as reivindicações. Eles estão acampados na Câmara de Vereadores, buscando solução imediata para o transporte escolar de seus filhos.

26 de Novembro de 2019 – Em conversa com a comunidade de União Bandeirantes, que está acampada na Câmara, o vereador se reuniu com a promotora Priscila Matzenbacher, da 18a Promotoria de Justiça – Curadoria de Educação, do Ministério Público do Estado (MPE/RO), onde conversou sobre as tratativas legais para o caso. O que nos importa neste momento são as soluções para as demandas daquela população. Os pais estão em situação de desespero ao ver as suas crianças sem a educação escolar prevista em lei. É um futuro que pode ser promissor ameaçado.

27 de Novembro de 2019 – ”O Bonifica Unir é um movimento pela valorização de nossos estudantes. Ele pede uma bonificação seguindo uma resolução da Casa Civil do Governo Federal para quem residir e estudar, no ensino público ou privado, em Rondônia, antes de entrar para o curso de MEDICINA da UNIR. Eu, como ativista nessa causa, também vejo com bons olhos esse movimento, já que tenho andado fiscalizando as UPAS e atendimentos na saúde pública municipal como Vereador na Capital. É um buraco sem fim a falta de médicos o suficiente para atender a população. Então, estou hoje acompanhado de Olis Ortiz, do MedQuim, em Brasília-DF, conversando com parlamentares da nossa bancada, para tentar dar um salto nessa causa. Quem estuda na UNIR deve dar um retorno à população trabalhando em nosso sistema de saúde, sim!”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.