Tempo de leitura: 2 minutos
Secretaria contará com gerência especial criada para atuar em prol da causa
O Professor Aleks Palitot em visita a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA), na última semana, conversou com o sub-secretário, Alexandro Pincer, para tratar da questão dos animais em situação de vulnerabilidade.
Durante o encontro, o vereador foi informado que a Prefeitura através da recém criada Gerência de Proteção e Bem Estar Animal por meio do processo 16.0017/2020 realiza o chamamento público para empresas que atuem no recolhimento de animais domésticos em situação de vulnerabilidade social.
Para Palitot, “esta é uma ótima notícia, resultado de um trabalho iniciado por mim ainda em 2017, quando realizamos em conjunto com ONGs, Instituições e Sociedade Civil, uma audiência para tratar do assunto relegado pelo poder público até então”, lembrou o vereador.
Licitações
De acordo com o Sub-Secretário da SEMA, a empresa atuará no recolhimento de animais em situação de vulnerabilidade e para isto deverá esta devidamente equipada, com viatura e equipe treinada para a prestação do serviço de captura e transporte”.
Esta é a primeira etapa do projeto, após recolhimento os animais serão encaminhados para uma clínica veterinária contratada através do processo 16.00111/2020, onde será realizado o diagnóstico do animal e devido tratamento, sendo os trâmites devidamente autorizados pela SEMA.
Uma das constantes reclamações das ONGs que atuam na proteção animal é a falta de apoio do setor público. Para esta demanda, o processo 16.00109/2020 prevê a atuação de ong’s como lares temporários para estes animais, até que estes encontrem uma adoção responsável.
É para este período que foi pensando também no programa de castração e microchipagem.
Voluntários
Todas estas medidas aguardam as respectivas etapas para que possam serem efetivadas. Segundo Palitot estas são importantes conquistas para a causa animal, porém, infelizmente ainda não solucionam o problema em nossa capital.
“Mas, representam um avanço para esta área. O que desejo é que estas tentativas de organização obtenham êxito e que possamos somar esforços com todos protetores em prol da causa”, afirmou o vereador Professor Aleks Palitot.