Tempo de leitura: 3 minutos
O acompanhamento e fiscalização da qualidade do atendimento e condições de infraestrutura preocupam vereador
Com o objetivo de verificar as demandas e os impactos do período de carnaval nas unidades municipais de saúde, o Professor Aleks Palitot realizou nesta terça-feira (13), uma blitz itinerante onde conversou com munícipes e plantonistas para saber sobre as escalas de prestação de serviço, a qualidade do atendimento médico, se há falta de insumos e condições de infraestrutura destas unidades.
A ação teve início ainda pela manhã, com a primeira visita realizada na Policlínica Ana Adelaide, localizada na Zona Norte da Capital. Durante a visita, o vereador acompanhou e fiscalizou cumprindo o verdadeiro desígnio do edil de cobrar do Executivo Municipal a melhoria na qualidade do serviço prestado naquilo que se necessita.
De acordo com o vereador o serviço na unidade melhorou, mas ainda faltam insumos essenciais como a película de raio – X. “Um paciente precisou ser atendido e não havia o material para o médico poder realizar o trabalho dele”, explica Palitot.
Ao chegar na unidade o vereador verificou que haviam pessoas que vinham de outra zonas como a Leste, Sul e também da área central da cidade, além de moradores da Balsa e Nacional. “Segundo servidores dessa unidade houveram cerca de 40 atendimentos durante o período da manhã e não houve impactos causados pela festa. Verificamos a falta de alguns insumos, verificamos a presença dos plantonistas médicos, enfermeiras e técnicas que deveriam estar aqui e aparentemente a unidade estava funcionando com tranquilidade”, afirma o vereador.
Zona Leste
O carnaval, uma festividade popular e importante representação cultural em nossa cidade em alguns momentos acaba provocando efeitos colaterais como superlotação. Para além destes casos percebemos na unidade uma quantidade de médicos correspondentes as necessidades locais e o atendimento fluido.
“O que ainda se percebe e nos preocupa é a frequente falta de insumos e de medicamentos como foi verificada na UPA Zona Leste. Na Unidade de Saúde da Família Ernandes Índio a questão da infraestrutura, pois a unidade alaga todas as vezes que chove.
O Professor Aleks Palitot tem envidado esforços para levar com urgência essas demandas à Prefeitura e ressalta que as visitas e fiscalizações vem sendo realizadas desde o ano passado, se mantendo presente e cumprindo com seu papel de fiscal do povo cobrando uma melhor prestação de serviço para os munícipes e o mínimo de infraestrutura para que os profissionais da saúde possam trabalhar com dignidade.
Alagações
Uma reclamação feita através de nossa mídia social nos levou à Rua Crato, no Park Ceara, Zona Leste da Capital, onde Dona Maria de Fatima conta o drama vivenciado por sua família e também os vizinhos todas as vezes que chove.
“Moro aqui desde 98, e desde que chegamos vivemos esse drama. Pelo menos duas vezes por ano nossa casa alaga e nós já não temos mais nada. Nessa última chuva perdemos guarda roupas, freezers e outros eletrônicos, além do desgaste da própria casa. Somos seres humanos e não podemos mais viver assim expostos à doenças”, implora a munícipe.