RETROSPECTIVA DE JULHO/2020

Tempo de leitura: 14 minutos

1 de Julho – O Vereador esteve fiscalizando a Unidade de Saúde Osvaldo Piana, para ver como os servidores da saúde estão se virando para atender a população.

APERTA PLAY NO VIDEO:

PEDIDO ATENDIDO DO VEREADOR – RUA FERNANDO DE NORONHA RECEBE REFORMA E COBRE BURACOS QUE CAUSAVA PERIGO AOS PEDESTRES -Essa rua fica no Bairro Nova Floresta e foi uma solicitação que fiz ao SUBSECRETÁRIO Diego Muniz, lá da SUOP. Nos últimos dias tivemos vários pedidos de providência atendidos pela prefeitura, então queria agradecer a todos, pois o meu papel fiscal de Vereador está sendo atendido graças as solicitações dos moradores em mais diversas localidades da Capital, e essa participação popular com certeza faz a diferença.

2 de Julho – O vereador se reuniu nesta manhã com o Sub Secretário da Sema, Alexandro Pincer e sua equipe para tratar de demandas relativas à Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal, em particular as ações contra as queimadas, tanto em áreas rurais quanto urbana. Nos aproximamos do período onde culturalmente as pessoas tem este hábito, porém é uma prática extremamente prejudicial com aumento exponencial de casos de saúde nas unidades municipais, o que eleva nossa preocupação nestes tempos de Pandemia.

2 de Julho – Fiscalizando a Policlínica Municipal Ana Adelaide para ver como os servidores da saúde estão se virando para atender a população. APERTA PLAY NO VIDEO.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Estive lá na Policlínica Municipal Ana Adelaide para ver como os servidores da saúde estão se virando para atender a população. APERTA PLAY NO VIDEO.

Uma publicação compartilhada por Aleks Palitot (@alekspalitot) em

3 de Julho – UMA DAS MAIORES CONQUISTAS COMO PARLAMENTAR – Na manhã desta sexta-feira (3), acompanhado da professora e historiadora Rita Vieira, o vereador foi inspecionar o andamento das obras da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, que está prevista para ser entregue ainda este ano. A preservação e revitalização do patrimônio histórico foi uma das minhas principais bandeiras defendidas durante todo o meu mandato, e é uma satisfação e realização poder assistir essa obra sendo concluída, depois de tanto tempo.

3 de Julho – REFORMA DO KALAMAZOO E LITORINA ESTÁ QUASE CONCLUÍDA E EM BREVE O TURISMO SERÁ REATIVADO NA E.F.M.M. – Paralelo à fiscalização no Complexo da E.F.M.M., Palitot também visitou a oficina onde estão realizando a recuperação da Litorina e da Kalamazoo. Uma articulação minha com empresas cidadãs para Parceria Público/Privado, entre elas o Grupo Rovema e a Prefeitura de Porto Velho. Há uma boa vontade e há junto a essa ação, pessoas querendo o bem de nossa cidade. Quando há a união de bons motivos, grandes objetivos são alcançados.

4 de Julho – TRABALHO, COBRANÇA E FISCALIZAÇÃO TRAZEM RESULTADOS! Aleks Palitot acompanhou o deslocamento da máquina 6 que vai ser levada para o Memorial Rondon, essa iniciativa teve grande colaboração e organização da SETUR. Conseguimos através de iniciativas da Prefeitura de Porto Velho, Governo do Estado de Rondônia, IPHAN, inciativa privada e Ferroviários. Quem disse que não dá pra fiscalizar, cobrar e ainda trazer benefícios para o nosso estado?

5 de Julho – Neste sábado (04), a Locomotiva Baldwin n° 06 que estava estacionada na Estrada de Ferro Madeira Mamoré, hoje ganhou um novo lar, o Memorial Rondon.


Além de ser o produto turístico com maior número de visitantes registrados no Estado, o Memorial Rondon é administrado pela Superintendência Estadual de Turismo, por isso a escolha do novo local para a locomotiva.

O Projeto Ampliação Memorial Rondon, desenvolvido pela SETUR, teve início em 2019 e entre outras melhorias, incluía em uma de suas ações, a transferência da Locomotiva para o Memorial.

Após diversas tratativas frustadas em busca de emendas parlamentares, em meados de março foi dado início às tratativas com a Santo Antônio Energia, também responsável pela revitalização da Estrada de Ferro Madeira Mamoré e fundamental para a concretização desta etapa do projeto.

Tal feito só foi possível através de contrato feito pela Santo Antônio Energia com a empresa JJ Construções, responsável pela execução do serviço.

Em paralelo, destacamos a importância do DER que, em tempo recorde, elaborou o projeto, preparou a base que receberia a locomotiva no Memorial Rondon, com aprovação do IPHAN, e realizou serviços de terraplanagem na estrada para que não houvessem danos no momento da transferência da locomotiva.

Ressaltamos que todos os projetos e ações foram submetidos a aprovação do IPHAN, que não apenas aprovou como também se fez presente em todos os procedimentos.

Também se fez necessária a autorização da FUNCULTURAL para a retirada da Locomotiva, assim como emissão de declaração autorizativa para contratação de seguro para o deslocamento.

Neste ponto, agradecemos a participação do Vereador Aleks Palitot, responsável pelas articulações com empresários para o levantamento do montante necessário para a contratação de seguro para o deslocamento da locomotiva.

Agradecemos também a administração da Associação dos Ferroviários que autorizou e acompanhou de perto todas as etapas de execução desta parte do projeto.

Destacamos também a colaboração da ENERGISA, que deu suporte durante todo o procedimento, acompanhou a locomotiva no trajeto da EFMM até o Memorial Rondon.

6 de Julho – O GRUPO ROVEMA ESTÁ RESTAURANDO A KALAMAZOO E A LITORINA

6 de Julho – O vereador articulou de forma institucional uma parceria entre Setur e prefeitura, por intermédio da Funcultural e Subsecretaria de Turismo para a transferência da Locomotiva 06 para o Memorial Rondon. O intuito é criar um atrativo turístico no local com a revitalização de uma locomotiva abandonada que estava em estado de deterioração. Trata-se da do resgate de nossa cultura e valorização de nossa história. No último sábado o transporte foi feito do local onde a locomotiva 06 estava até a sua nova morada no museu. Todo o procedimento teve a fiscalização do IPHAM, SPU e dos ferroviários da Associação. Essa iniciativa está em andamento graças ao apoio da classe empresarial em uma parceria Público/Privada para pagamento do seguro e também já pleiteamos uma emenda parlamentar para o serviço de revitalização, que será concluído ainda este ano. Parabéns a Superintendência de Turismo do Estado de Rondônia, que através do seu gestor, Gilvan Pereira Júnior, com empenho e dedicação vem possibilitando ações de preservação e valorização do Patrimônio Histórico.

Nenhuma descrição de foto disponível.

6 de Julho – SESSÃO NA CÂMARA DE VEREADORES, hoje foi indicada oficialmente a professora ANA MARIA, que infelizmente se foi como mais uma vítima da Covid, para o nome de uma Creche Municipal. Reforcei ainda a importância da restauração da LOCOMOTIVA 06, e cobrei a prestação de contas do executivo no recursos usados para o combate à pandemia no Portal Transparência. Tem que publicar todos os investimentos na rede mundial de computadores através desse portal.

7 de Julho – Fiscalizando nesta manhã a Upa Sul, verificando o atendimento à População e conversei com servidores da saúde, pelos quais o vereador foi informado que mais da metade dos servidores da unidade se contaminaram, o que desanima e abala o estado emocional das equipes que trabalham na Unidade. 

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e ar livre
7 de Julho – Fiscalizando a UPA Leste verificando a falta de médicos para a realização das consultas a população.
“Conversei com servidores da unidade e fui informado que faltava clínico geral para o atendimento, onde existiam apenas dois médicos atendendo os casos de COVID. Fico triste com a situação dos profissionais administrativos que trabalham na UPA, que ainda não estão recebendo os 40% de insalubridade, motivo pelo qual encaminharei ofício ao Executivo solicitando informações sobre o caso.”

7 de Julho – REUNIÃO DO GAEPE VISA COMBATER A EPIDEMIA NA VOLTA ÀS AULAS. O vereador Aleks Palitot participou nesta tarde da tele audiência do Gabinete de Articulação para o Enfrentamento da Pandemia na Educação em Rondônia. Este é o segundo encontro e vereador se pronunciou junto ao TC, MPE e Prefeitura via Semed, a preocupação com o retorno das aulas, já que entendo que é importante que sejam híbridas, mas ao mesmo tempo que o Executivo possa munir as unidades escolares com infraestrutura para atender a demanda, para que nada seja feito e coloque em risco a saúde dos alunos, servidores e professores.

A imagem pode conter: 4 pessoas, óculos graduados e barba
7 de Julho –  VILA TUPY É ILUMINADA ATRAVÉS DE PEDIDO DO VEREADOR ALEKS PALITOT:
A imagem pode conter: 1 pessoa, texto que diz "PEDIDOD VEREADOR ALEKS PALITOT DEMANUTENÇÃO PARA SERVIÇO REPAROS NA ILUMINĂÇÃO PÚBLICA ATENDIDO Bairro Vila Tupy. Rua Ajuricaba com Rua Poty Aleks PEDIDO ATENDIDO DE Aleks PALITOT"

14 de Julho – VERIFICAR COMO ANDAM AS DEMANDAS NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE NOSSA CAPITAL, nos quatro cantos de nossa cidade para me inteirar das condições que se encontram as unidades e como estão os servidores ante os desafios neste momento que atravessamos. A Escola Municipal de Educação Infantil Professora Ronilza Cordeiro Afonso Dias, conta com uma grande equipe, que a exemplo de tantas outras unidades vem se empenhando em manter a Educação Municipal em atividade.

14 de Julho – NAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE O CUIDADO E A ATENÇÃO CONSTANTE SALVAM VIDAS. Como vereador tenho realizado visitas semanais para verificar se os materiais como EPI’s e medicamentos estão devidamente em dia, assim como as condições de trabalho para os servidores da saúde que vem se esmerando nesta batalha contra o Covid-19.

15 de Julho – MAIS UMA VISITA PARA FISCALIZAR O ANDAMENTO DA OBRA NA E.F.M.M. O vereador esteve no canteiro de obras da Madeira Mamoré vendo o andamento do projeto de revitalização daquele aparelho público de turismo. Já fazem dois anos que a Nossa praça da Estrada de Ferro está fechada, mas o andamento está em ritmo para ser entregue ainda este ano a população. Vou continuar fazendo visitas periódicas.

16 de Julho – VISITANDO A UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DR. RONALDO ARAGÃO, localizada no Bairro Nacional, Zona Norte da Capital. A Unidade atende parte do São Sebastião, Olaria, Arigolândia, Panair e Pedrinhas, além da Zona Rural da Estrada do Belmont e Baixo Madeira. Durante a visita verifiquei a boa vontade dos gestores e sua equipe no atendimento a população, porém, apesar de toda organição, um maior suporte por parte da Semusa resultaria em uma melhoria qualitativa dos atendimentos.

16 de Julho – APERTE O PLAY

 

17 de Julho –  Visitando a Escola de Ensino Fundamental Padre Chiquinho, no bairro Areal, região central de Porto Velho, onde em conversa com servidores nesta manhã, fiquei sabendo que dos 56 funcionários, 33 estão afastados por estarem classificados como grupo de risco. O que gera uma sobre carga aos demais. São cerca de 550 alunos dos quais 59 não foram localizados. A diretora relatou que há um índice de evasão escolar, mesmo sendo baixo, mas há, é isso me preocupa.

17 de Julho – FISCALIZANDO A ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PROFESSOR ANTÔNIO AUGUSTO REBELO DAS CHAGAS, para verificar uma demanda que envolve a engenharia elétrica da unidade. De acordo com a Direção, a escola teria sido notificada pelo Corpo de Bombeiro para resolver a situação.

17 de Julho – FISCALIZANDO A UNIDADE DE SAUDE NOVA FLORESTA:

20 de Julho – Como membro da Comissão de Educação da Câmara de Vereadores, e pertinente a preocupação com as alterações e proposituras que ameaçam o FUNDEB.

20 de Julho – O VEREADOR ESTEVE NESTA MANHÃ NA ESCOLA PROFESSOR ANTÔNIO AUGUSTO REBELO, no bairro São Sebastião II, na Zona Norte de nossa Porto Velho, onde se reuniu com Thiago Tezzari da EMDUR para tratar das questões de infraestrutura elétrica da Unidade Educacional. O Corpo de Bombeiros notificou a escola que por sua vez solicitou a Emdur as devidas adequações. Agradeço pela presteza no atendimento ao serviço.

21 de Julho – FISCALIZANDO A ESCOLA KHRYS DÁMARIS NESTA MANHÃ, e a direção está organizando a segunda entrega dos alimentos da merenda escolar, que serão utilizados para montagem dos kits alimentares entregues aos alunos. Uma forma de auxiliar estas crianças no momento de Pandemia, uma conquista nossa através de um pedido de Providência enviado por mim ao Executivo. Parabenizo ainda a direção da unidade pela boa aplicação de recursos públicos na aquisição de EPI’s e materiais de limpeza. A escola está muito bem organizada e com ótimo acabamento após uma obra recente.

 

21 de Julho – NA ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL PROFESSOR FRANCISCO MARTO DE AZEVÊDO, LOCALIZADA NO BAIRRO LAGOINHA, ZONA NORTE DE PORTO VELHO, problemas de infraestrutura como infiltrações e pinturas, são algumas das solicitações da direção da unidade, que relata que na medida do possível a Secretaria vem atendendo as demandas da escola. Uma unidade Nova, inaugurada em 2018 e que veio em atendimento as necessidades da comunidade. Vou pedir para que meus assessores visitem a escola e verifiquem a melhor forma de poder colaborar com a atual gestão da escola.

22 de Julho – Visitando a Escola Municipal Francisco Marto, no bairro Três Marias: 

23 de Julho – VISITANDO O AMBULATÓRIO DE SAÚDE DO SERVIDOR 

25 de Julho – Visitando a linha da Estrada de Ferro Madeira Mamoré:

27 de Julho – Conversando com o Secretário Jobson Bandeira, da Sejucel, sobre as ações para o Estádio Aluízio Ferreira.
Foi sugerido que aquela estrutura de metal existente hoje no local fosse substituída por blindex e fosse colocada uma iluminação que valorizasse a árvore, plantada 1943, na criação do Território. Um projeto que seria muito bem vindo, mas que de acordo com o Secretário, será incrementado com a colocação de um café regional. Além de uma homenagem as tradicionais famílias Arigós.

27 de Julho – ESCOLA MOISÉS FERREIRA NETO NO BAIRRO TUCUMANZAL acompanhar a entrega de 115 kits de alimentos. Essa já é a segunda entrega para as crianças que não estão frequentando a aulas por conta da pandemia. Aproveitei para conversar com professores e gestores na escola sobre uma possível volta das aulas. Pessoalmente, vejo esse retorno com muita preocupação, temos que ter precaução na iniciativa qualquer do retorno às aulas em meio a pandemia. Em primeiro lugar, temos que preservar a vida de professores e servidores da educação e, é claro, dos nossos alunos.

A imagem pode conter: 1 pessoa

 

28 de Julho – visitando a Unidade de Saúde da Família Ernandes Índio, onde conversei com servidores da saúde municipal lotados em cargos administrativos que não estão recebendo os seus 40% de insalubridade durante este período de pandemia.

29 de Julho – Acompanhando a limpeza do Cemitério das Locomotivas:

29 de Julho – Acompanhando a limpeza, solicitada pelo Vereador, no campo da Vila Tupy:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.