Tempo de leitura: 3 minutos
Em homenagem aos que muito contribuíram com o crescimento de nossa capital na última década, o vereador Professor Aleks Palitot propôs a concessão do título de Cidadão Honorário do Município de Porto Velho para 18 personalidades que aqui fincaram raízes e constituíram suas histórias e Voto de Louvor para 18 integrantes da Associação dos Remanescentes das Famílias Tradicionais e Pioneiras do Bairro Triângulo (Arefatrapibt) pelos serviços prestados na defesa do patrimônio histórico.
Um requerimento foi encaminhado nesta semana para a presidência da casa municipal de leis solicitando autorização para a realização de uma sessão especial de entrega dos títulos e votos de louvor para o próximo dia 25, sendo votada e aprovada em plenária na tarde desta terça (22).
Segundo Palitot “o título de Cidadão honorário tem o intuito de valorizar estas personalidades que aqui constituíram família e colaboraram para que nossa capital, cada vez mais, cresça baseada na essência daqueles que são na sua história os legítimos destemidos pioneiros. Já o voto de louvor é um reconhecimento àqueles que buscam mostrar a sociedade os impactos culturais e sociais sofridos pela comunidade do Triângulo, bairro que originou nossa cidade”, explica o edil.
Para Maria Clara Cruz Lopes, da AREFATRAPIB, “a iniciativa na propositura do projeto voto de louvor é um reconhecimento ao empenho e exemplar dedicação da associação e seus membros na defesa da preservação e resgate da cultura e tradição da comunidade tradicional do bairro Triângulo, local que originou a cidade de Porto Velho, é o reconhecimento do seu valor histórico e cultural”, afirma a filha de pioneiros.
“Em nome da Associação, parabenizo ainda o aguerrido vereador Aleks Palitot, parceiro de luta na defesa da preservação da nossa história, na busca de melhorias para o bairro e reconhecimento do seu valor histórico e cultural, das garantias dos direitos sociais e, principalmente, direitos territoriais, e ainda por garantir que as vozes dos atores sociais sejam ouvidas e compreendidas pelos agentes institucionais e pela sociedade, que, com legitimidade, buscam mostrar à sociedade, os impactos culturais, econômicos e socioambientais sofridos por nós moradores tradicionais”, declara.
“Não tenho adjetivos para descrever o orgulho e a satisfação de ser agraciado com tão honrosa distinção. Com mais da metade de minha vida vivida em Porto Velho, nunca imaginei que algum dia seria merecedor desta honraria, espero estar à altura de outros cidadãos portovelhenses que a receberam. Todo trabalho que realizei através de minha corporação, foram com certeza, dirigidos ao bem-estar de todos os homens de bem de nossa cidade. Agora, com certeza, meu orgulho é maior, pois poderei dizer, orgulho de ser portovelhenses”, afirma Paulo Fernando Borges Botelho, coronel da Reserva da Policia Militar.
Cidadão Honorário
Ana Cristina Barreiros
Antônio Luiz Campanari
Benedito Domingues Júnior
Benigno de Oliveira Andrade
Cláudio Luiz do Amaral Santini
Cláudio Norio Hikague
Daniel Corrêa de Araújo
Daniel Pereira
Francisco Matias dos Santos
Gervásio Alves Feitosa
Jorge Antônio Peixoto da Silva
José Calixto da Silva Neto
Lilian Maria Moser
Magda Machado Esber
Marta Valéria de Lima
Oscar Garcia Pereira
Paulo Fernando Borges Botelho
Sérgio Ibanez da Silva Pires
Voto de Louvor
Adalmir Vicente de Oliveira
Aldenice Pereira Braga
Alvino Barroso Lopes
Antero Ribeiro de Trindade
Aracy Silva de Souza
Arilson Cruz Lopes
Aurélio Paz da Luz
Delson Marcelino de Castro
Joana Felipe da Costa
José de Oliveira Filho (in memorian)
Jovenilda Alves de Queiroz
Igor Rogério Braga de Mendonça
Lélia Regina de Oliveira
Leonilda Alves Queiroz
Luciano Barroso Silva
Maria Clara Cruz Lopes
Maria Heleia Pinto Benigno
Maria Helena Pereira da Silva
Link permanente
Professor Aleks sempre muito nobre, parabéns!