Aleks Palitot pede esclarecimentos sobre obras no Complexo da EFMM

Com o objetivo de esclarecer as causas do desabamento de parte da obra de enroncamento do Complexo da Estrada de Ferro Madeira Mamoré e a pedido da Associação dos Ferroviários (Asfemm), o vereador Professor Aleks Palitot promoveu no fim de tarde da terça-feira (13), uma reunião com os órgãos responsáveis pela obra e entidades protetoras envolvidas.

O encontro contou com a participação de representantes da Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal, do ministério Público Federal, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia, Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional E Santo Antônio Energia.

“Apraz-me na condição de vereador do município de Porto Velho, no exercício da minhas atribuições e prerrogativas, promover esse encontro para deliberar acerca do ocorrido no início do mês, quando parte da estrutura construída para abrigar o novo complexo da EFMM ruiu, colocando em risco o patrimônio público e o berço de nossa história”, afirmou Palitot.

Esclarecimentos

Dra. Gisele Bleggi, Procuradora do Ministério Público Federal em Rondônia afirmou após o término da Reunião que “ainda estamos na fase de recebimento dos esclarecimentos que foram solicitados e a avaliação do ocorrido, porém a Santo Antônio Energia já reconheceu que houve uma falha na execução e se comprometeu em reparar a falha. Diante deste fato teremos alguns esclarecimentos técnicos e aguardamos a correção por parte da empresa que irá executar a obra”, declarou.

De acordo com informações levadas à reunião o projeto aprovado originalmente sofreu adaptações, informação que não foram repassadas para os órgãos regulamentadores. Outra preocupação levada à pauta de discussões se refere aos sítios arqueológicos localizados no complexo e que foram ignorados. Segundo a Procuradora, “eu não tenho um conhecimento prévio sobre o assunto, mas caso a Universidade (Unir) queira requisitar algum documento eu estou à disposição”, garantiu.

Presentes à reunião, representantes da Santo Antônio energia esclareceram sobre as obras de proteção, denominadas de enrocamento, nas margens do rio Madeira na região do complexo da Madeira-Mamoré.

Em nota, a assessoria de comunicação institucional afirmou que a participação da empresa na reunião foi uma solicitação do vereador Aleks Palitot, liderança atuante nos assuntos relacionados à preservação do patrimônio histórico da Estrada de Ferro.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.