NOVA TEOTÔNIO: Vereador confere recuperação de estrada

Tempo de leitura: 2 minutos

Pedido de providência feito em janeiro por Palitot quando visitou a vila com o Prefeito Hildon é atendido pela Secretaria de Agricultura

O vereador Professor Aleks Palitot acompanhado do Secretário Municipal de Agricultura de Porto Velho, Francisco Evaldo de Lima e do assessor especial Márcio Martins visitou na manhã desta segunda-feira (26) as obras de recuperação da vicinal que dá acesso a vila de Nova Teotônio via BR-364, onde conversou com moradores sobre as demandas da comunidade.

“Essa é uma vila onde seus moradores viviam principalmente da pesca e do turismo de pesca assim como os ribeirinhos e as comunidades tradicionais, mas com a barragem e a formação do lago, essas atividades acabaram inviabilizadas. A alternativa como compensação foi justamente a construção desse complexo turístico onde há vários quiosques, quadras e decks, mas que se tornam inviáveis quando não se tem uma estrada boa”, explica Palitot.

De acordo com o vereador, a estrada antiga tinha cerca de nove quilômetros e com a reforma ela dobrou sua extensão o que dificulta até a manutenção por parte dos gestores públicos dessa malha viária. A Semagric na semana passada iniciou um trabalho de recuperação dessas vicinais, o que permitirá o acesso de turistas e também o escoamento da produção. “A falta de uma linha de ônibus também é um problema a ser superado”, aponta Palitot.

“Ainda no início do ano fiz solicitação e a Fundação Cultural em conjunto com a Secretária de Esporte e Turismo de Porto Velho irão realizar em agosto um grande evento cultural aqui envolvendo música, festival de praia, esporte e lazer, competições, corrida de voadeira. Uma grande iniciativa para criar um trade turístico, uma rota turística para que Porto Velho, a parte urbana possa vim conhecer essa região da vila de Nova Teotônio e a comunidade local será beneficiada com isso”, afirma o vereador.

Semagric

“Estamos analisando todas as condições da estrada. São 21 quilômetros em que os maquinários já estão trabalhando. Na semana passada mandamos uma patrol e um carro pipa e estamos mandando maquinário, inclusive já chegaram aqui três caçambas, porém estamos consciente da necessidade de fazer um trabalho com qualidade em virtude do transito que é muito intenso, principalmente no fim de semana”, afirmou o secretário.

Buscando a prestação de um serviço com maior propriedade, será feita uma parceria com o Governo do Estado através do Departamento de Estradas, Rodagens, Infraestrutura e Serviços Públicos (DER) para agilizar a ação. “A determinação do prefeito é que se faça a estrada para beneficiar a comunidade que tem no turismo uma importante renda e sem o acesso tem seu sustento comprometido”, afirma Francisco Evaldo.

Idevan Dasceno, morador da Vila, fala que é importante a melhoria da estrada, primeiro ponto para atrair visitantes e melhorar a renda, não apenas o comercio mas toda a comunidade. “Antes vinham muitas pessoas pescar, mas acabou os peixes e o turismo virou uma oportunidade, um bom acesso já melhoraria bastante, inclusive para os produtores”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.