Trabalhos realizados pelo Vereador Aleks Palitot (2017-2019)

Tempo de leitura: 5 minutos

Em 2016, o Professor Aleks Palitot foi eleito vereador com a maior quantidade de votos de Rondônia, 4.039, e prestando contas para o seu expressivo eleitorado, vamos aqui mostrar algumas ações conquistadas através das suas ações como parlamentar durante estes três anos de mandato.

SAÚDE:

Posto de Saúde Rafael Vaz e Silva: No dia 28 de Fevereiro de 2019, o vereador esteve realizando uma fiscalização no Posto de Saúde para constatar o funcionamento da unidade, atendimento à população e qualidade de serviço aos servidores e constatou um problema ainda maior e fácil de solucionar.

Confira:

Programa Saúde na Escola: Neste mês, o vereador participou da hora cívica realizada pela Escola Municipal Doze de Outubro, no bairro Três Marias, e esteve fazendo uma doação de uma bandeira do Brasil para os alunos e constatou que um dos alunos estava com dificuldade para enxergar.

Sensibilizado com a situação, o vereador fez a doação de um óculos de grau para o aluno Caleb e depois de buscar uma forma de realizar políticas públicas para solucionar o problema, descobriu que existia um programa que estava desativado há anos chamado ”Saúde na Escola” que existia justamente para este tipo de demanda.

”Após diversas denúncias, reuniões, solicitações de providências, conseguimos a reativação do programa Saúde na Escola, que oferta consulta, exame e óculos de grau gratuitos para crianças das escolas municipais”.

Confira:

Conserto Ambulancha (Barco ambulância): utilizado como transporte de moradores enfermos do distrito de Calama e Nazaré, que necessitam de atendimento médicos no município.

Para saber detalhes sobre essa conquista confira a matéria do NewsRondônia: ALEKS PALITOT REFORMA AMBULANCHA DE NAZARÉ

Leis elaboradas para a saúde:

• Elaboração do Projeto de Lei Nº 3837/2017 que, “Dispõe sobre a proibição da prática de maus-tratos e crueldade contra animais no município de Porto Velho”, homologada, e transformada na Lei Nº 2.500, 13 de maio de 2019.

• Elaboração do Projeto de Lei Nº 3875/2019 que, “Institui no âmbito do município de Porto Velho, a Rede de Atenção às pessoas com Psoríase”, e transforma na Lei Nº 2709, 21 de novembro de 2019.

 

EDUCAÇÃO

Escola Municipal de Ensino Infantil Krys Damaris, bairro Areal: Após solicitação do vereador, foi conseguido uma emenda parlamentar com o então deputado Estadual Léo Moraes, para a construção de uma quadra coberta para atender os alunos da escola.

Emenda do Ex-deputado Leo Moraes, para construção de uma Quadra coberta da Escola Municipal de Ensino Infantil Krys Damaris, bairro Areal.

• Instalação de um Parque Infantil, disponibilizado pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED), a pedido do Vereador, para Escola Municipal de Ensino Infantil Krys Damaris, bairro Areal.

• Denúncias para a 22º Procuradoria / Curadoria de Educação do Ministério Público, e oitivas referente ao Transporte Terrestre e Fluvial Escolar, com convocações para esclarecimentos de todos os representantes das empresas licitadas e contratadas, assim como da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e da Superintendência Municipal de Licitação (SML/PVH).

• Elaboração do Projeto de Lei Nº3523/2017 que, “Determina a inclusão de peixe e seus derivados, no cardápio da merenda escolar nas instituições municipais. ”, e transformada na Lei Nº 2467, 08 de dezembro de 2017.

• Audiência Pública e viagem em Comitiva para apoio da Bancada Federal, referente a Bonificação de alunos da Unir que residem no município.

CULTURA, LAZER E PATRIMÔNIO HISTÓRICO

Empenhado com as causas culturais relacionados à preservação da história e atividades que fomentam a cultura e história local, o vereador dedicou uma parte do seu mandato em prol dessas causas. E com isso, teve avanços significativos.

Entre eles:

• Reforma e revitalização da Litorina (veículo ferroviário), para ser utilizado como turismo na região localizada nas proximidades do Memorial Rondon, na vila de Santo Antônio;

VEJA A ATUAÇÃO:

• Realização trimestrais de Ações Sociais de lazer, atendimentos médicos e distribuições de brinquedos e alimentação em áreas carentes da cidade;

• Incentivo e fomento de eventos e projetos voltados a cultura e esporte na cidade, “Triângulo Renasce”, “Quadrilha Mocidade Junina”, “Ação entre Amigos”, “Time Futuro”, “Rua da Alegria” “Open de Vôlei de Areia”, “Tarde de Lazer”, entre outros.

Confira:

 

FISCALIZAÇÃO

REFORMA DE EQUIPAMENTOS

Uma ação do vereador Professor Aleks Palitot, reflexo da parceria público/privada, ocasionou na recuperação de dois velocípedes da EFMM é uma iniciativa de valorização da cultura local.

DIA DO ARTESÃO:

Criado pela Lei 2419/2017, de autoria do vereador Aleks Palitot, o Dia do Artesão tem como objetivo valorizar e divulgar o artesanato local. Ao todo, mais de cem artesãos estarão reunidos para comemorar a data alusiva à categoria.

UM ORGULHO COMO PROFESSOR HISTORIADOR E ATUAL VEREADOR

No dia 2 de outubro de 2019 foi assinada a ordem de serviço da revitalização do centro histórico e do complexo da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, um importante acontecimento para Porto Velho e Rondônia na valorização do passado visando o futuro. Desde que assumi como parlamentar, essa foi uma das minhas principais bandeiras. A Madeira Mamoré encontrava-se abandonada, sucateada, depredada e desvalorizada. Peças históricas que contam o inicio e a vida de Porto Velho e do patrimônio que contou com a ajuda de mais de 50 nacionalidades para a construção estavam abandonadas.

Depois de anos, podemos considerar uma grande conquista para todos nós. O projeto de revitalização é construído a várias mãos, envolvendo órgãos federais, estaduais e municipais, além da Santo Antônio Energia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.