TRIÂNGULO RENASCE: Associação convida Professor Aleks Palitot para reunião

Encontro teve o objetivo de articular ações para realização de evento cultural de valorização do bairro

 

O professor Aleks Palitot participou na tarde desta terça-feira (20) de uma reunião articulada pela Associação dos Remanescentes das Famílias Tradicionais e Pioneiras do Bairro Triângulo (AREFATRAPIBT) para a realização de ações culturais que visam promover e divulgar a relevância histórica do local.

“Fomos convidados pelos antigos moradores do bairro que nos solicitaram apoio no evento previsto para o mês de junho, que divulgará a origem do arraial Flor do Maracujá que tem sua ascendência nessa comunidade tradicional de Porto Velho”, explica Palitot.

Eva Aracy, diretora administrativa da AREFATRAPIBT conta que a associação se formou como um braço legal na defesa dos interesses da comunidade tradicional do Triângulo. “Buscamos melhorias para o bairro e reconhecimento do valor histórico dessa localidade, por vezes marginalizada pelo poder público”, afirma.

Demandas

“Quando começamos a associação tínhamos o propósito de dar visibilidade ao bairro através de eventos. Em 2017 contamos com o auxílio do Professor Aleks Palitot e sua equipe para a realizarmos o primeiro que foi muito bem aceito”, relata a secretária geral,  Aldenice Braga.

Para 2018, a ideia é ampliar a relevância cultural e histórica do evento em homenagem ao bairro Triângulo, berço de expressivos movimentos culturais rondonienses como o Próprio Arraial Flor do Maracujá. Foram divididos os grupos de trabalho que terão metas e prazos a serem cumpridos. “Com a abertura política que o vereador possui acreditamos que será mais simples ultrapassar as barreiras burocráticas”, afirma Aldenice.

A diretora financeira, Maria Clara Cruz Lopes, afirma que o engajamento do Professor Aleks Palitot é positivo primeiramente pelo fato de ser um historiador, conhecedor da origem de Rondônia e sensível a cultura portovelhense. “Sendo um educador ele tem interesse no resgate de nossas linhagens e por isso vê com um olhar diferenciado. Para nós é um grande parceiro da cultura”, garante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.